Associações empresariais do Alto Minho e de Tui, na Galiza, criaram um Agrupamento Europeu de Interesse Económico para dinamizar a economia da euro-região e apresentá-la como “mercado único”, disse a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).
“Não temos uma linha divisória entre fronteiras. Estes são mercados que se somam, que se devem agrupar e complementar. Interessa-nos, num posicionamento estratégico, apresentarmo-nos com o nosso pacote todo: levar empresas de um lado e de outro e apresentarmo-nos como um único mercado, para termos dimensão, diversidade e complementaridade”, observou o presidente da CEVAL, Luís Ceia.
O Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal, composto pela CEVAL e pela Câmara de Comércio de Tui, é apresentando na sexta-feira em Valença e deverá começar a atividade por uma “caracterização do tecido empresarial” de ambos os lados da fronteira, indicou o responsável.

“A nossa missão é dinamizar a atividade empresarial de um e outro lado da fronteira. Pretendemos fazer uma caracterização do tecido empresarial, trabalhar na captação de investimento e na criação de redes de ‘networking’, para por as pessoas a falarem e a desenvolver redes – negócios entre elas ou concorrerem em conjunto a determinados investimentos”, afirmou.
Numa nota de imprensa, a CEVAL destaca que “a ímpar relação entre a Galiza e o Norte de Portugal não tem paralelo em qualquer outra fronteira europeia”, embora “a complexidade da gestão territorial e do desenvolvimento económico seja ampliada em contexto transfronteiriço por assimetria entre os diferentes lados da fronteira”.
“Conscientes da necessidade de estimular uma articulação eficiente do desenvolvimento económico e empresarial a um nível transfronteiriço, a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e a Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Tui decidiram unir-se e criar este Agrupamento Europeu de Interesse Económico”, justifica.
Com o Mercatus, os seus membros fundadores “propõem-se a realizar um conjunto de atividades por forma a garantir a prossecução das linhas orientadoras que sustentaram a criação” do agrupamento, designadamente estimular o desenvolvimento económico da eurorregião, desenvolvimento e promoção do potencial transfronteiriço das empresas ou potencialização de oportunidades económicas.
De acordo com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal, esta eurorregião concentra uma população de 6,4 milhões de habitantes (2,8 milhões na Galiza e 3,6 milhões na região Norte de Portugal), e tem mais de metade dos 1,3 milhões de trabalhadores transfronteiriços da Europa.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.