Logo
Regional

Associações empresariais do Alto Minho e Galiza querem apresentar economia da Euro-Região como “mercado único”

14 Outubro, 2023 | 19:50
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Associações empresariais do Alto Minho e de Tui, na Galiza, criaram um Agrupamento Europeu de Interesse Económico para dinamizar a economia da euro-região e apresentá-la como “mercado único”, disse a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).

“Não temos uma linha divisória entre fronteiras. Estes são mercados que se somam, que se devem agrupar e complementar. Interessa-nos, num posicionamento estratégico, apresentarmo-nos com o nosso pacote todo: levar empresas de um lado e de outro e apresentarmo-nos como um único mercado, para termos dimensão, diversidade e complementaridade”, observou o presidente da CEVAL, Luís Ceia.

O Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal, composto pela CEVAL e pela Câmara de Comércio de Tui, é apresentando na sexta-feira em Valença e deverá começar a atividade por uma “caracterização do tecido empresarial” de ambos os lados da fronteira, indicou o responsável.

“A nossa missão é dinamizar a atividade empresarial de um e outro lado da fronteira. Pretendemos fazer uma caracterização do tecido empresarial, trabalhar na captação de investimento e na criação de redes de ‘networking’, para por as pessoas a falarem e a desenvolver redes – negócios entre elas ou concorrerem em conjunto a determinados investimentos”, afirmou.

Numa nota de imprensa, a CEVAL destaca que “a ímpar relação entre a Galiza e o Norte de Portugal não tem paralelo em qualquer outra fronteira europeia”, embora “a complexidade da gestão territorial e do desenvolvimento económico seja ampliada em contexto transfronteiriço por assimetria entre os diferentes lados da fronteira”.

“Conscientes da necessidade de estimular uma articulação eficiente do desenvolvimento económico e empresarial a um nível transfronteiriço, a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e a Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Tui decidiram unir-se e criar este Agrupamento Europeu de Interesse Económico”, justifica.

Com o Mercatus, os seus membros fundadores “propõem-se a realizar um conjunto de atividades por forma a garantir a prossecução das linhas orientadoras que sustentaram a criação” do agrupamento, designadamente estimular o desenvolvimento económico da eurorregião, desenvolvimento e promoção do potencial transfronteiriço das empresas ou potencialização de oportunidades económicas.

De acordo com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal, esta eurorregião concentra uma população de 6,4 milhões de habitantes (2,8 milhões na Galiza e 3,6 milhões na região Norte de Portugal), e tem mais de metade dos 1,3 milhões de trabalhadores transfronteiriços da Europa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Perre recebe Noite de Fados com Emanuel Moura

O Grupo de Danças e Cantares de Perre promove no próximo dia 22 de novembro, às 20h, uma Noite de Fados que terá como cabeça de cartaz o fadista e humorista Emanuel Moura.

Regional 16 Outubro, 2025

Ponte da Barca combate planta invasora nos rios Lima e Froufe

A Câmara Municipal de Ponte da Barca iniciou este mês uma intervenção para erradicar a erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum) nos rios Lima e Froufe, uma espécie invasora que põe em risco o equilíbrio dos ecossistemas da região.

Regional 16 Outubro, 2025

Valença: Mosteiro de Sanfins recebe “Sábado Terapêutico” com música, caminhadas e bem-estar

O Mosteiro de Sanfins recebe este sábado, 18 de outubro, o “Sábado Terapêutico”, iniciativa da Câmara Municipal de Valença que combina atividades para a mente e o corpo, num cenário patrimonial e natural único.

Regional 16 Outubro, 2025

Assalto a supermercado em Mazarefes termina com fuga em BMW furtado em Guimarães

Um supermercado Intermarché em Mazarefes foi assaltado ao final da tarde desta terça-feira por dois homens e uma mulher, que se apoderaram de cerca de mil euros em bens alimentares e bebidas alcoólicas.

Regional 16 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Iniciativa “Contornos da Palavra” conquista prémio

O projeto cultural “Contornos da Palavra”, promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património – Literatura, reconhecendo a sua relevância na promoção da leitura e da expressão literária.

Regional 16 Outubro, 2025

Ponte da Barca: Drones ajudam a devolver vida à Serra Amarela

A Serra Amarela começa a renascer das cinzas. Após os incêndios que devastaram vastas áreas do concelho de Ponte da Barca e do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decorre uma ação de sementeira de pasto com recurso a drones, uma medida essencial para acelerar a regeneração da vegetação e proteger o solo das zonas ardidas.

Regional 16 Outubro, 2025

Teatro e música marcam a agenda cultural de Ponte de Lima este mês

O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.