Logo
Regional

Associação quer centro de excelência aeronáutico e aeroespacial no Alto Minho

30 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A associação criada no Alto Minho para dinamizar o aeródromo de Cerval e fortalecer a ligação com a Galiza, Espanha, criou uma comissão de trabalho para ali instalar um “centro de excelência aeronáutico e aeroespacial”.

Em nota de imprensa, a associação Aeroplanum – Associação Aeródromo Alto Minho|Galiza explica que a intenção é que o futuro centro de excelência integre “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais”.

“Além disso, incluirá infraestruturas para institutos/laboratórios de âmbito nacional e internacional para o referido setor, explorando também a relação estratégica com os oceanos”, descreve a associação criada pelos municípios de Valença e Vila Nova de Cerveira, pelo instituto politécnico e a Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval).

“Esta comissão irá potenciar o desenvolvimento do aeródromo e dinamizar a região, aproveitando oportunidades locais e fortalecendo a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, explica Luís Ceia, presidente da Ceval, citado no comunicado.

De acordo com o responsável, a equipa criada vai conseguir “transformar o aeródromo num local de referência na região”.

A comissão vai ser liderada por Hugo Cal Barbosa, Professor de Engenharia Aerospacial na Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN).

O vice-coordenador será António dos Santos, engenheiro eletrotécnico e vice-presidente do Aeroclube do Alto Minho.

A comissão “conta com a colaboração de destacados especialistas”, como Paulo Soares, especialista em Aviação Civil e ex-vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil, ou João Sousa, professor universitário e coordenador do Colégio de Engenharia Geoespacial da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Para Hugo Cal Barbosa, “esta comissão tem o privilégio de desenvolver um trabalho de raiz, pensado e estruturado, com o objetivo de transformar as infraestruturas existentes num centro de excelência para inovação, tecnologia e indústria”.

“Este projeto impulsionará o setor aeronáutico e aeroespacial, trazendo para a região um valor altíssimo, em sintonia com as recentes apostas nacionais e internacionais que têm sido destaque nos nossos dias”, afirmou.

Com uma área de cinco mil metros quadrados, o aeródromo está situado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira e integra o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.

Em 2017, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e Valença realizaram obras de requalificação no aeródromo, dotando a infraestrutura “de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza”, em Espanha.

O aeródromo do Alto Minho-Cerval tem certificação para aviação de ultraleves, emitida pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em 2009, e é gerido pelo Aeroclube de Cerval, associação formada por pilotos, portugueses e espanhóis, criada em 1992.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.