A associação criada no Alto Minho para dinamizar o aeródromo de Cerval e fortalecer a ligação com a Galiza, Espanha, criou uma comissão de trabalho para ali instalar um “centro de excelência aeronáutico e aeroespacial”.
Em nota de imprensa, a associação Aeroplanum – Associação Aeródromo Alto Minho|Galiza explica que a intenção é que o futuro centro de excelência integre “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais”.
“Além disso, incluirá infraestruturas para institutos/laboratórios de âmbito nacional e internacional para o referido setor, explorando também a relação estratégica com os oceanos”, descreve a associação criada pelos municípios de Valença e Vila Nova de Cerveira, pelo instituto politécnico e a Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval).
“Esta comissão irá potenciar o desenvolvimento do aeródromo e dinamizar a região, aproveitando oportunidades locais e fortalecendo a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, explica Luís Ceia, presidente da Ceval, citado no comunicado.
De acordo com o responsável, a equipa criada vai conseguir “transformar o aeródromo num local de referência na região”.
A comissão vai ser liderada por Hugo Cal Barbosa, Professor de Engenharia Aerospacial na Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN).
O vice-coordenador será António dos Santos, engenheiro eletrotécnico e vice-presidente do Aeroclube do Alto Minho.
A comissão “conta com a colaboração de destacados especialistas”, como Paulo Soares, especialista em Aviação Civil e ex-vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil, ou João Sousa, professor universitário e coordenador do Colégio de Engenharia Geoespacial da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
Para Hugo Cal Barbosa, “esta comissão tem o privilégio de desenvolver um trabalho de raiz, pensado e estruturado, com o objetivo de transformar as infraestruturas existentes num centro de excelência para inovação, tecnologia e indústria”.
“Este projeto impulsionará o setor aeronáutico e aeroespacial, trazendo para a região um valor altíssimo, em sintonia com as recentes apostas nacionais e internacionais que têm sido destaque nos nossos dias”, afirmou.
Com uma área de cinco mil metros quadrados, o aeródromo está situado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira e integra o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.
Em 2017, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e Valença realizaram obras de requalificação no aeródromo, dotando a infraestrutura “de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza”, em Espanha.
O aeródromo do Alto Minho-Cerval tem certificação para aviação de ultraleves, emitida pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em 2009, e é gerido pelo Aeroclube de Cerval, associação formada por pilotos, portugueses e espanhóis, criada em 1992.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.