A associação criada no Alto Minho para dinamizar o aeródromo de Cerval e fortalecer a ligação com a Galiza, Espanha, criou uma comissão de trabalho para ali instalar um “centro de excelência aeronáutico e aeroespacial”.
Em nota de imprensa, a associação Aeroplanum – Associação Aeródromo Alto Minho|Galiza explica que a intenção é que o futuro centro de excelência integre “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais”.
“Além disso, incluirá infraestruturas para institutos/laboratórios de âmbito nacional e internacional para o referido setor, explorando também a relação estratégica com os oceanos”, descreve a associação criada pelos municípios de Valença e Vila Nova de Cerveira, pelo instituto politécnico e a Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval).
“Esta comissão irá potenciar o desenvolvimento do aeródromo e dinamizar a região, aproveitando oportunidades locais e fortalecendo a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, explica Luís Ceia, presidente da Ceval, citado no comunicado.
De acordo com o responsável, a equipa criada vai conseguir “transformar o aeródromo num local de referência na região”.
A comissão vai ser liderada por Hugo Cal Barbosa, Professor de Engenharia Aerospacial na Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN).
O vice-coordenador será António dos Santos, engenheiro eletrotécnico e vice-presidente do Aeroclube do Alto Minho.
A comissão “conta com a colaboração de destacados especialistas”, como Paulo Soares, especialista em Aviação Civil e ex-vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil, ou João Sousa, professor universitário e coordenador do Colégio de Engenharia Geoespacial da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
Para Hugo Cal Barbosa, “esta comissão tem o privilégio de desenvolver um trabalho de raiz, pensado e estruturado, com o objetivo de transformar as infraestruturas existentes num centro de excelência para inovação, tecnologia e indústria”.
“Este projeto impulsionará o setor aeronáutico e aeroespacial, trazendo para a região um valor altíssimo, em sintonia com as recentes apostas nacionais e internacionais que têm sido destaque nos nossos dias”, afirmou.
Com uma área de cinco mil metros quadrados, o aeródromo está situado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira e integra o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.
Em 2017, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e Valença realizaram obras de requalificação no aeródromo, dotando a infraestrutura “de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza”, em Espanha.
O aeródromo do Alto Minho-Cerval tem certificação para aviação de ultraleves, emitida pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em 2009, e é gerido pelo Aeroclube de Cerval, associação formada por pilotos, portugueses e espanhóis, criada em 1992.
A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural, com preço base de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA. As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro, e o prazo de execução da obra é de um ano.
Já é oficial. A partir de 10 de abril, devolver garrafas e latas de bebidas nos supermercados vai permitir recuperar dinheiro. O valor do depósito foi fixado em 10 cêntimos por embalagem, segundo despacho publicado em Diário da República.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, recebeu esta semana cerca de duas dezenas de estudantes e docentes espanhóis no âmbito de um intercâmbio educativo dedicado às áreas da agricultura e da floresta.
O Santa Luzia FC esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, ao vencer de forma categórica o Núcleo SCP de Pombal por 0-6, este sábado, no Pavilhão Municipal Manuel Eduardo Gomes, garantindo o apuramento para a fase seguinte da competição.
A Juventude Viana conquistou, na noite deste sábado, uma importante vitória frente ao Termas Oquei Clube, por 3-1, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins.
O Sport Clube Vianense continua em grande momento de forma e confirmou-o este sábado, ao vencer o Tirsense por 3-1, no Estádio Dr. José de Matos, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.