A associação criada no Alto Minho para dinamizar o aeródromo de Cerval e fortalecer a ligação com a Galiza, Espanha, criou uma comissão de trabalho para ali instalar um “centro de excelência aeronáutico e aeroespacial”.
Em nota de imprensa, a associação Aeroplanum – Associação Aeródromo Alto Minho|Galiza explica que a intenção é que o futuro centro de excelência integre “iniciativas científicas, tecnológicas e académicas, um centro industrial para o setor, bem como atividades turísticas, de voo e lazer tanto privadas como comerciais”.
“Além disso, incluirá infraestruturas para institutos/laboratórios de âmbito nacional e internacional para o referido setor, explorando também a relação estratégica com os oceanos”, descreve a associação criada pelos municípios de Valença e Vila Nova de Cerveira, pelo instituto politécnico e a Confederação Empresarial do Alto Minho (Ceval).
“Esta comissão irá potenciar o desenvolvimento do aeródromo e dinamizar a região, aproveitando oportunidades locais e fortalecendo a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha”, explica Luís Ceia, presidente da Ceval, citado no comunicado.
De acordo com o responsável, a equipa criada vai conseguir “transformar o aeródromo num local de referência na região”.
A comissão vai ser liderada por Hugo Cal Barbosa, Professor de Engenharia Aerospacial na Universidade do Minho e Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN).
O vice-coordenador será António dos Santos, engenheiro eletrotécnico e vice-presidente do Aeroclube do Alto Minho.
A comissão “conta com a colaboração de destacados especialistas”, como Paulo Soares, especialista em Aviação Civil e ex-vice-presidente da Autoridade Nacional de Aviação Civil, ou João Sousa, professor universitário e coordenador do Colégio de Engenharia Geoespacial da Ordem dos Engenheiros – Região Norte.
Para Hugo Cal Barbosa, “esta comissão tem o privilégio de desenvolver um trabalho de raiz, pensado e estruturado, com o objetivo de transformar as infraestruturas existentes num centro de excelência para inovação, tecnologia e indústria”.
“Este projeto impulsionará o setor aeronáutico e aeroespacial, trazendo para a região um valor altíssimo, em sintonia com as recentes apostas nacionais e internacionais que têm sido destaque nos nossos dias”, afirmou.
Com uma área de cinco mil metros quadrados, o aeródromo está situado entre os concelhos de Valença e Vila Nova de Cerveira e integra o Centro Intermunicipal de Proteção Civil do Alto Minho.
Em 2017, as autarquias de Vila Nova de Cerveira e Valença realizaram obras de requalificação no aeródromo, dotando a infraestrutura “de melhores condições de segurança e de acesso, dado o seu papel estratégico ao nível económico, pela proximidade às zonas industriais, e turístico pela forte ligação à vizinha Galiza”, em Espanha.
O aeródromo do Alto Minho-Cerval tem certificação para aviação de ultraleves, emitida pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em 2009, e é gerido pelo Aeroclube de Cerval, associação formada por pilotos, portugueses e espanhóis, criada em 1992.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.