A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), em parceria com a Associação Produtora de Videojogos Portugueses (APVP) e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), acaba de lançar, a versão portuguesa, do Livro Branco de Acessibilidade nos Videojogos. Esta iniciativa procura tornar os videojogos mais acessíveis e inclusivos.
Entre as medidas sugeridas encontram-se o áudio 3D para pessoas com visão nula ou parcial ou para pessoas com audição parcial; troca de joysticks para quem tem dificuldade severa ou moderada na manipulação ou força; lupa de ecrã (aumenta uma secção do ecrã) para pessoas com visão parcial ou alto contraste (diferença percetível entre claro e escuro numa imagem, em diferentes elementos, com o objetivo de facilitar a clareza visual).
A acessibilidade nos videojogos tem sido um tema cada vez mais relevante, com um impacto significativo na forma como as pessoas com necessidades especiais interagem com os videojogos. O “Livro Branco de Acessibilidade” tem, assim, como objetivo, fornecer diretrizes claras sobre medidas de acessibilidade na indústria dos videojogos, surgindo como um guia para ajudar estúdios e profissionais do setor a implementar boas práticas desde as fases iniciais do desenvolvimento.
“A inclusão é um valor fundamental que deve estar presente na indústria dos videojogos. Felizmente, nos últimos cinco anos, a indústria especializada começou a levar mais a sério a incorporação de medidas que tornem os seus produtos e serviços acessíveis a mais pessoas”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV. “Com este livro, queremos proporcionar, aos produtores, ferramentas concretas para melhorar a acessibilidade dos seus produtos, permitindo que mais pessoas possam vivenciar ao máximo o mundo dos videojogos”, conclui.
O documento inclui um conjunto abrangente de recomendações para produtores e designers, abordando perfis de desempenho funcional dos jogadores e soluções práticas para tornar os videojogos mais acessíveis, tais como a implementação de legendas aprimoradas, opções de controlo alternativas, suporte a leitores de ecrã e outras soluções destinadas a tornar os videojogos mais acessíveis a jogadores com diferentes necessidades.
Este Livro Branco foi primeiramente lançado em Espanha, pela Fundación ONCE e pela AEVI (Associação Espanhola de Videojogos).
Aceda aqui ao Livro Branco.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo vai passar a funcionar em horário de inverno a partir do próximo dia 26 de outubro, prolongando-se até 28 de março. Durante este período, o espaço estará aberto ao público de terça a domingo, entre as 09h00 e as 19h00.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo vai ser, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o palco da conferência internacional Performativity(ies) of Memory(ies), um evento que reúne 70 autores de 25 países para refletir sobre o papel da memória na criação artística e cultural contemporânea.
A plataforma Mamãs sem Dúvidas, da BebéVida, oferece em outubro sessões online gratuitas sobre amamentação, criopreservação, cuidados com o bebé e saúde mental materna.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participou, a convite, na prestigiada formação internacional Diploma em Medicina de Montanha (DiMM), realizada nos Pirinéus, na estância de esqui de Masella, Espanha.
Um homem de 52 anos foi detido pela GNR em Vila Nova de Cerveira, no passado dia 15 de outubro, por violência doméstica contra a companheira e a filha, informou o Comando Territorial de Viana do Castelo.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo anunciou a detenção de três pessoas na última semana, durante ações de prevenção e combate à criminalidade na região.
O ciclista vianense Iúri Leitão, campeão olímpico de Madison e vice-campeão olímpico de Omnium, vai liderar a Seleção Nacional de Ciclismo no Campeonato do Mundo de Pista, que decorre entre 22 e 26 de outubro em Santiago, no Chile.