A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), em parceria com a Associação Produtora de Videojogos Portugueses (APVP) e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), acaba de lançar, a versão portuguesa, do Livro Branco de Acessibilidade nos Videojogos. Esta iniciativa procura tornar os videojogos mais acessíveis e inclusivos.
Entre as medidas sugeridas encontram-se o áudio 3D para pessoas com visão nula ou parcial ou para pessoas com audição parcial; troca de joysticks para quem tem dificuldade severa ou moderada na manipulação ou força; lupa de ecrã (aumenta uma secção do ecrã) para pessoas com visão parcial ou alto contraste (diferença percetível entre claro e escuro numa imagem, em diferentes elementos, com o objetivo de facilitar a clareza visual).
A acessibilidade nos videojogos tem sido um tema cada vez mais relevante, com um impacto significativo na forma como as pessoas com necessidades especiais interagem com os videojogos. O “Livro Branco de Acessibilidade” tem, assim, como objetivo, fornecer diretrizes claras sobre medidas de acessibilidade na indústria dos videojogos, surgindo como um guia para ajudar estúdios e profissionais do setor a implementar boas práticas desde as fases iniciais do desenvolvimento.
“A inclusão é um valor fundamental que deve estar presente na indústria dos videojogos. Felizmente, nos últimos cinco anos, a indústria especializada começou a levar mais a sério a incorporação de medidas que tornem os seus produtos e serviços acessíveis a mais pessoas”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV. “Com este livro, queremos proporcionar, aos produtores, ferramentas concretas para melhorar a acessibilidade dos seus produtos, permitindo que mais pessoas possam vivenciar ao máximo o mundo dos videojogos”, conclui.
O documento inclui um conjunto abrangente de recomendações para produtores e designers, abordando perfis de desempenho funcional dos jogadores e soluções práticas para tornar os videojogos mais acessíveis, tais como a implementação de legendas aprimoradas, opções de controlo alternativas, suporte a leitores de ecrã e outras soluções destinadas a tornar os videojogos mais acessíveis a jogadores com diferentes necessidades.
Este Livro Branco foi primeiramente lançado em Espanha, pela Fundación ONCE e pela AEVI (Associação Espanhola de Videojogos).
Aceda aqui ao Livro Branco.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.