A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), em parceria com a Associação Produtora de Videojogos Portugueses (APVP) e a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV), acaba de lançar, a versão portuguesa, do Livro Branco de Acessibilidade nos Videojogos. Esta iniciativa procura tornar os videojogos mais acessíveis e inclusivos.
Entre as medidas sugeridas encontram-se o áudio 3D para pessoas com visão nula ou parcial ou para pessoas com audição parcial; troca de joysticks para quem tem dificuldade severa ou moderada na manipulação ou força; lupa de ecrã (aumenta uma secção do ecrã) para pessoas com visão parcial ou alto contraste (diferença percetível entre claro e escuro numa imagem, em diferentes elementos, com o objetivo de facilitar a clareza visual).
A acessibilidade nos videojogos tem sido um tema cada vez mais relevante, com um impacto significativo na forma como as pessoas com necessidades especiais interagem com os videojogos. O “Livro Branco de Acessibilidade” tem, assim, como objetivo, fornecer diretrizes claras sobre medidas de acessibilidade na indústria dos videojogos, surgindo como um guia para ajudar estúdios e profissionais do setor a implementar boas práticas desde as fases iniciais do desenvolvimento.
“A inclusão é um valor fundamental que deve estar presente na indústria dos videojogos. Felizmente, nos últimos cinco anos, a indústria especializada começou a levar mais a sério a incorporação de medidas que tornem os seus produtos e serviços acessíveis a mais pessoas”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da AEPDV. “Com este livro, queremos proporcionar, aos produtores, ferramentas concretas para melhorar a acessibilidade dos seus produtos, permitindo que mais pessoas possam vivenciar ao máximo o mundo dos videojogos”, conclui.
O documento inclui um conjunto abrangente de recomendações para produtores e designers, abordando perfis de desempenho funcional dos jogadores e soluções práticas para tornar os videojogos mais acessíveis, tais como a implementação de legendas aprimoradas, opções de controlo alternativas, suporte a leitores de ecrã e outras soluções destinadas a tornar os videojogos mais acessíveis a jogadores com diferentes necessidades.
Este Livro Branco foi primeiramente lançado em Espanha, pela Fundación ONCE e pela AEVI (Associação Espanhola de Videojogos).
Aceda aqui ao Livro Branco.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.