A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
“A educação sexual não é uma opção de nomenclatura, mas sim uma necessidade educativa. Ao integrá-la formalmente na disciplina de Cidadania, garantimos que todos os alunos recebem informação rigorosa, científica e adequada ao seu nível etário. Essa literacia é uma ferramenta preventiva poderosa”, continua.
Confrontado com uma onda de críticas que surgiram, o Ministro da Educação veio garantir que a educação sexual não seria eliminada dos currículos escolares, mas a reformulação da disciplina está a levantar dúvidas. “Os conteúdos educativos relacionados com a sexualidade devem manter-se visíveis e identificáveis no currículo. Aquilo a que estamos a assistir é a uma diminuição do seu peso e importância”, diz Cláudia Vieira.
A Associação Portuguesa de Fertilidade sublinha que a saúde sexual e reprodutiva é também sobre autoconhecimento, consentimento, prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e autonomia reprodutiva. “A ausência de educação específica pode deixar lacunas profundas e abrir portas a riscos evitáveis. Conhecer o próprio corpo desde cedo é fundamental para que crianças e adolescentes saibam identificar sinais de risco — como doenças, violência ou disfunções —, permitindo a intervenção atempada e a prevenção de problemas futuros”.
“Quando os jovens tomam decisões informadas, reduzem-se as complicações individuais e os custos sociais e de saúde pública. A literacia é uma medida de saúde global. O Governo não pode usar a disciplina e os alunos como arma política e o Ministério da Educação deve seguir a evidência científica em vigor. Apelamos ao bom senso do Governo e do Ministro da Educação para a reposição da verdadeira importância destes conteúdos”, conclui Cláudia Vieira.
Os conteúdos relacionados com a disciplina estão em consulta pública até sexta-feira, 01 de agosto. Recentemente, vários quadrantes da sociedade, como políticos, organizações e grupos sociais, manifestaram a sua preocupação face às alterações do currículo escolar.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de uma celebração da diversidade cultural com mais uma edição do Festival Internacional de Danças Folclóricas – 'O Mundo a Dançar', que se realiza no próximo dia 5 de agosto, a partir das 22h00, na Praça Alto Minho.
A elegância e criatividade voltam a tomar conta da cidade com a 12ª Edição de "Viana está na moda", marcada para o próximo dia 9 de agosto, às 21h30, no emblemático antigo convento de Santana, onde outrora viveram freiras em clausura, atualmente conhecido como Nossa Senhora da Caridade.
A mudança na estrutura da SAD do SC Vianense levou a que fossem tomadas algumas medidas para o futuro do clube centenário. A Viana TV sabe que o símbolo original vai voltar já esta época ao peito dos atletas de todas as equipas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio LusoLav, liderado pela Mota-Engil, formalizaram na terça-feira o contrato de concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade que ligará o Porto (Campanhã) a Oiã.
Cerca de 150 habitantes de quatro aldeias de Ponte da Barca foram retiradas das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagra, desde sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Grupo Etnográfico de Castelo de Neiva foi convidado a participar na XXXII edição do Europäisches Folklore Festival, em Hamburgo, Alemanha. O festival decorre até 2 de agosto, na cidade de Neustadt.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.