A ALAAR - Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua vai ganhar um novo projeto, no âmbito do Orçamento Participativo de Ponte de Lima.
Na área de Bem-Estar Animal, foi escolhido o único projeto a votação “Renovação das casotas do abrigo ALAAR” apresentado por Sílvia Maria Torres Gonçalves Ribeiro da Rocha, sendo o financiamento previsto de 9.899,40 euros.
A ALAAR, associação sem fins lucrativos, ajuda os animais de rua prestando cuidados necessários e procurando famílias para adoção no concelho de Ponte de Lima desde 2002.
O projeto prevê a aquisição de 60 casotas impermeáveis térmicas em madeira para que os animais possam ter melhores condições tanto no inverno, como no verão, no abrigo em Cepões que acolhe cerca de uma centena de cães e gatos.
O sucesso desta segunda edição do Orçamento Participativo de Ponte de Lima já garantiu a realização da próxima edição em 2025, com uma verba global de 60.000,00 euros.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.