Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
A ação de consciencialização, promovida em toda a Europa, vai na sua 4.ª edição e tem como objetivo garantir que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
“Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas, com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais facilmente garantir que as crianças e jovens tenham uma experiência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramentas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separador #SaberJogar.”
“Acreditamos que estas ferramentas podem ajudar as famílias a estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade responsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e durante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Europe. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mostra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e supervisionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar conteúdos de videojogos.”
As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tempo de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e compras. O CEO da Video Games Europe conclui, assim, que “é importante ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e agradável para toda a família.”
Veja mais sobre a campanha europeia aqui.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.