Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
A ação de consciencialização, promovida em toda a Europa, vai na sua 4.ª edição e tem como objetivo garantir que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
“Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas, com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais facilmente garantir que as crianças e jovens tenham uma experiência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramentas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separador #SaberJogar.”
“Acreditamos que estas ferramentas podem ajudar as famílias a estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade responsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e durante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Europe. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mostra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e supervisionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar conteúdos de videojogos.”
As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tempo de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e compras. O CEO da Video Games Europe conclui, assim, que “é importante ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e agradável para toda a família.”
Veja mais sobre a campanha europeia aqui.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.