Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
A ação de consciencialização, promovida em toda a Europa, vai na sua 4.ª edição e tem como objetivo garantir que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
“Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas, com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais facilmente garantir que as crianças e jovens tenham uma experiência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramentas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separador #SaberJogar.”
“Acreditamos que estas ferramentas podem ajudar as famílias a estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade responsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e durante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Europe. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mostra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e supervisionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar conteúdos de videojogos.”
As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tempo de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e compras. O CEO da Video Games Europe conclui, assim, que “é importante ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e agradável para toda a família.”
Veja mais sobre a campanha europeia aqui.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.