Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
A ação de consciencialização, promovida em toda a Europa, vai na sua 4.ª edição e tem como objetivo garantir que os videojogos sejam uma experiência agradável e segura para todos, especialmente para os jogadores mais jovens.
“Nem todos os videojogos são indicados para todas as idades, mas, com o lançamento desta campanha, os adultos conseguem mais facilmente garantir que as crianças e jovens tenham uma experiência adequada e divertida”, afirma Tiago Sousa, Diretor Geral da Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV), a associação portuguesa membro da Video Games Europe. “Verificar as classificações etárias PEGI, utilizar ferramentas de orientação parental, incentivar os pais a jogar com as suas crianças para facilitar conversas sobre o tempo de jogo, escolhas de jogos e tópicos como compras opcionais de conteúdo no jogo são algumas das dicas essenciais desta campanha. Aliás, a AEPDV acaba de lançar o seu novo website para que todos estes assuntos possam ser tratados em maior detalhe, especialmente no separador #SaberJogar.”
“Acreditamos que estas ferramentas podem ajudar as famílias a estabelecer regras básicas que incentivem uma jogabilidade responsável e permitam que pais e filhos relaxem e aproveitem todos os muitos benefícios e alegrias de jogar videojogos no Natal e durante todo o ano”, afirmou Simon Little, CEO da Video Games Europe. “O nosso empenho em fornecer informação às famílias está a dar frutos. É gratificante ver que, por exemplo, a investigação mostra que 95% dos pais e das famílias têm acordos em vigor e supervisionam quando é que os seus filhos estão autorizados a comprar conteúdos de videojogos.”
As ferramentas de orientação parental incluem a gestão do tempo de jogo, acesso a videojogos adequados à idade, privacidade e compras. O CEO da Video Games Europe conclui, assim, que “é importante ressaltar que existem ferramentas na ponta dos dedos de cada pai para garantir que jogar videojogos seja uma experiência positiva e agradável para toda a família.”
Veja mais sobre a campanha europeia aqui.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.