O Viana Taurino Clube pediu apoio aos sócios e à Câmara de Viana do Castelo para suportar a “renda avultada” exigida pelo senhorio, até o tribunal decidir sobre o despejo do edifício no centro histórico, foi hoje revelado.
“O senhorio propôs um aumento de renda e a direção procurou um acordo que nunca foi conseguido. O senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo e, até que haja uma decisão do tribunal, o Taurino tem, mensalmente, de fazer o depósito de uma renda avultada. Para a suportar, o clube precisaria de uma receita adicional de 1.000 a 1.100 euros, de que não dispõe. Na assembleia geral [de segunda-feira], foi pedido apoio financeiro direto, donativo ou quota suplementar facultativa no valor que cada sócio entenda”, explicou, em declarações à Lusa, João Valença, presidente da mesa da Assembleia Geral da instituição de Interesse Municipal de Viana do Castelo, que completa 113 anos a 10 de agosto.
O responsável adiantou que o clube, que nos anos 80 suportou as despesas de várias obras de reabilitação do edifício, que acolhe também dois estabelecimentos comerciais na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, vai ter em breve uma reunião com a autarquia, tendo em vista avaliar a possibilidade de apoio perante a subida da renda por parte do senhorio.
“O esforço maior terá de ser dos associados. Mas julgo que a autarquia, tendo até em conta o aumento das nossas atividades – fomos recentemente campeões de bilhar na 2.ª divisão, temos bridge e xadrez -, também apoiará”, disse João Valença, revelando que haverá em breve uma reunião com a autarquia para “ver o que pode ser feito” pelo Taurino Clube.
O presidente da mesa da Assembleia Geral explicou que a associação, com “250 a 300 sócios”, sempre esteve, e continua, “disponível para negociar um aumento de renda”, mas não o aumento proposto pelo senhorio.
Até porque, sublinha, toda “o clube fez o edifício de novo, a expensas suas, permitindo sempre o funcionamento dos dois estabelecimentos comerciais”.
“Atualizando a valores de hoje, foram cerca de 750 mil euros”, indicou o responsável.
Sem aceitar negociar o aumento da renda, o senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo do clube, explicou, acrescentando que o Viana Taurino já respondeu e aguarda pela decisão judicial.
“Queremos que a nossa praça tenha vida, mas há vida para lá do imobiliário”, observou João Valença.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.