O Viana Taurino Clube pediu apoio aos sócios e à Câmara de Viana do Castelo para suportar a “renda avultada” exigida pelo senhorio, até o tribunal decidir sobre o despejo do edifício no centro histórico, foi hoje revelado.
“O senhorio propôs um aumento de renda e a direção procurou um acordo que nunca foi conseguido. O senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo e, até que haja uma decisão do tribunal, o Taurino tem, mensalmente, de fazer o depósito de uma renda avultada. Para a suportar, o clube precisaria de uma receita adicional de 1.000 a 1.100 euros, de que não dispõe. Na assembleia geral [de segunda-feira], foi pedido apoio financeiro direto, donativo ou quota suplementar facultativa no valor que cada sócio entenda”, explicou, em declarações à Lusa, João Valença, presidente da mesa da Assembleia Geral da instituição de Interesse Municipal de Viana do Castelo, que completa 113 anos a 10 de agosto.
O responsável adiantou que o clube, que nos anos 80 suportou as despesas de várias obras de reabilitação do edifício, que acolhe também dois estabelecimentos comerciais na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, vai ter em breve uma reunião com a autarquia, tendo em vista avaliar a possibilidade de apoio perante a subida da renda por parte do senhorio.
“O esforço maior terá de ser dos associados. Mas julgo que a autarquia, tendo até em conta o aumento das nossas atividades – fomos recentemente campeões de bilhar na 2.ª divisão, temos bridge e xadrez -, também apoiará”, disse João Valença, revelando que haverá em breve uma reunião com a autarquia para “ver o que pode ser feito” pelo Taurino Clube.
O presidente da mesa da Assembleia Geral explicou que a associação, com “250 a 300 sócios”, sempre esteve, e continua, “disponível para negociar um aumento de renda”, mas não o aumento proposto pelo senhorio.
Até porque, sublinha, toda “o clube fez o edifício de novo, a expensas suas, permitindo sempre o funcionamento dos dois estabelecimentos comerciais”.
“Atualizando a valores de hoje, foram cerca de 750 mil euros”, indicou o responsável.
Sem aceitar negociar o aumento da renda, o senhorio avançou para tribunal com uma ordem de despejo do clube, explicou, acrescentando que o Viana Taurino já respondeu e aguarda pela decisão judicial.
“Queremos que a nossa praça tenha vida, mas há vida para lá do imobiliário”, observou João Valença.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.