A Associação de Moradores da Cova, na Meadela, não está contra a construção de uma loja de desporto naquele lugar, mas tem “algumas dificuldades em perceber o intuito” de um posto de abastecimento de combustíveis na envolvente.
Em comunicado, a Associação de Moradores da Cova, que este ano completa 50 anos de existência, “vê a construção” da loja da Decathlon “com muito bons olhos porque pode trazer benefícios para todos os associados que utilizam o polidesportivo” da coletividade, que tem 400 associados.
Para a associação, que em 2016 foi distinguida pela Câmara de Viana do Castelo com o título honorífico de Instituição de Mérito, a construção da loja de material desportivo “pode ser benéfica para todos os habitantes, contribuindo para o desenvolvimento da localidade”.
Já quanto à construção do posto de abastecimento de combustível “no espaço paralelo ao da loja da Decathlon”, a associação considera que a freguesia da Meadela tem “várias bombas de gasolina numa proximidade entre um e dois quilómetros”.
Os moradores acrescentam estar “publicamente contra esta construção, tendo já um número significativo de associados assinado o abaixo-assinado” que circula na freguesia.
“A localidade carece de outro tipo de construções que abasteçam e apoiem de uma forma direta os seus habitantes. Os assuntos de caráter jurídico remetemos para as entidades competentes”, lê-se no documento, assinado pelo presidente da associação.
Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viana do Castelo adiantou que o presidente vai reunir-se com os moradores da Cova no próximo dia 02 de abril.
As construções da superfície comercial e de um posto de abastecimento de combustíveis estão a ser contestadas por moradores daquela freguesia, que entendem que a zona, de acordo com Plano Diretor Municipal (PDM), está destinada a residências.
Na quinta-feira, em comunicado, mais de 300 moradores do lugar da Cova que já assinaram um abaixo-assinado contra a loja afirmaram que o licenciamento daquela superfície comercial naquela zona “padece de várias incongruências e lacunas”, depois de terem consultado o processo.
Em causa está o licenciamento de construção naquele lugar, ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, com obra já iniciada, e de um posto de abastecimento de combustíveis.
No comunicado, os moradores referem que, além de “várias incongruências e lacunas”, o processo de licenciamento afastou-se “do cumprimento dos normativos ordenadores do território em vigor”.
Entendem que existe “matéria mais que suficiente para evoluir com o caso para as entidades competentes para o efeito”.
Segundo o município, o projeto cumpre o PDM e Plano de Urbanização da Cidade (PUC) de Viana do Castelo.
“No processo de licenciamento, foram tidos em conta a envolvência e o seu enquadramento, foram solicitadas obras de urbanização para integração de todas as infraestruturas (no âmbito da análise da pretensão foi tido em consideração a integração do estabelecimento na envolvente em termo de cércea e alinhamento, foi salvaguardado que a cércea proposta, ao longo da Rua das Oliveiras, não fosse superior ao muro de vedação em pedra existente ao longo desta via) e foram tidos em conta os pareceres dos setores específicos, nomeadamente da mobilidade”, adiantou na segunda-feira a autarquia.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.
O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).