A Associação de Moradores da Cova, na Meadela, não está contra a construção de uma loja de desporto naquele lugar, mas tem “algumas dificuldades em perceber o intuito” de um posto de abastecimento de combustíveis na envolvente.
Em comunicado, a Associação de Moradores da Cova, que este ano completa 50 anos de existência, “vê a construção” da loja da Decathlon “com muito bons olhos porque pode trazer benefícios para todos os associados que utilizam o polidesportivo” da coletividade, que tem 400 associados.
Para a associação, que em 2016 foi distinguida pela Câmara de Viana do Castelo com o título honorífico de Instituição de Mérito, a construção da loja de material desportivo “pode ser benéfica para todos os habitantes, contribuindo para o desenvolvimento da localidade”.
Já quanto à construção do posto de abastecimento de combustível “no espaço paralelo ao da loja da Decathlon”, a associação considera que a freguesia da Meadela tem “várias bombas de gasolina numa proximidade entre um e dois quilómetros”.
Os moradores acrescentam estar “publicamente contra esta construção, tendo já um número significativo de associados assinado o abaixo-assinado” que circula na freguesia.
“A localidade carece de outro tipo de construções que abasteçam e apoiem de uma forma direta os seus habitantes. Os assuntos de caráter jurídico remetemos para as entidades competentes”, lê-se no documento, assinado pelo presidente da associação.
Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viana do Castelo adiantou que o presidente vai reunir-se com os moradores da Cova no próximo dia 02 de abril.
As construções da superfície comercial e de um posto de abastecimento de combustíveis estão a ser contestadas por moradores daquela freguesia, que entendem que a zona, de acordo com Plano Diretor Municipal (PDM), está destinada a residências.
Na quinta-feira, em comunicado, mais de 300 moradores do lugar da Cova que já assinaram um abaixo-assinado contra a loja afirmaram que o licenciamento daquela superfície comercial naquela zona “padece de várias incongruências e lacunas”, depois de terem consultado o processo.
Em causa está o licenciamento de construção naquele lugar, ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, com obra já iniciada, e de um posto de abastecimento de combustíveis.
No comunicado, os moradores referem que, além de “várias incongruências e lacunas”, o processo de licenciamento afastou-se “do cumprimento dos normativos ordenadores do território em vigor”.
Entendem que existe “matéria mais que suficiente para evoluir com o caso para as entidades competentes para o efeito”.
Segundo o município, o projeto cumpre o PDM e Plano de Urbanização da Cidade (PUC) de Viana do Castelo.
“No processo de licenciamento, foram tidos em conta a envolvência e o seu enquadramento, foram solicitadas obras de urbanização para integração de todas as infraestruturas (no âmbito da análise da pretensão foi tido em consideração a integração do estabelecimento na envolvente em termo de cércea e alinhamento, foi salvaguardado que a cércea proposta, ao longo da Rua das Oliveiras, não fosse superior ao muro de vedação em pedra existente ao longo desta via) e foram tidos em conta os pareceres dos setores específicos, nomeadamente da mobilidade”, adiantou na segunda-feira a autarquia.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, procedeu, na madrugada de hoje, à detenção de um homem, de 44 anos, suspeito da prática de dez crimes de Abuso Sexual de Crianças, que tiveram por vítimas duas menores, atualmente com 11 anos.
O Pavilhão Municipal de Valença será o palco de mais uma edição do Torneio Internacional de Basket da Eurocidade, um dos maiores eventos de basquetebol jovem da Península Ibérica.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o prazo para apresentação de propostas ao concurso internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, foi prolongado até dia 14.
As entidades parceiras do projeto europeu RedCIFT acabam de lançar o website oficial da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT), acessível em https://red-cift.eu/. Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.
O Livre anunciou que o artista plástico João Puig é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de maio.
Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.
Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.