A Associação de Moradores da Cova, na Meadela, não está contra a construção de uma loja de desporto naquele lugar, mas tem “algumas dificuldades em perceber o intuito” de um posto de abastecimento de combustíveis na envolvente.
Em comunicado, a Associação de Moradores da Cova, que este ano completa 50 anos de existência, “vê a construção” da loja da Decathlon “com muito bons olhos porque pode trazer benefícios para todos os associados que utilizam o polidesportivo” da coletividade, que tem 400 associados.
Para a associação, que em 2016 foi distinguida pela Câmara de Viana do Castelo com o título honorífico de Instituição de Mérito, a construção da loja de material desportivo “pode ser benéfica para todos os habitantes, contribuindo para o desenvolvimento da localidade”.
Já quanto à construção do posto de abastecimento de combustível “no espaço paralelo ao da loja da Decathlon”, a associação considera que a freguesia da Meadela tem “várias bombas de gasolina numa proximidade entre um e dois quilómetros”.
Os moradores acrescentam estar “publicamente contra esta construção, tendo já um número significativo de associados assinado o abaixo-assinado” que circula na freguesia.
“A localidade carece de outro tipo de construções que abasteçam e apoiem de uma forma direta os seus habitantes. Os assuntos de caráter jurídico remetemos para as entidades competentes”, lê-se no documento, assinado pelo presidente da associação.
Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Viana do Castelo adiantou que o presidente vai reunir-se com os moradores da Cova no próximo dia 02 de abril.
As construções da superfície comercial e de um posto de abastecimento de combustíveis estão a ser contestadas por moradores daquela freguesia, que entendem que a zona, de acordo com Plano Diretor Municipal (PDM), está destinada a residências.
Na quinta-feira, em comunicado, mais de 300 moradores do lugar da Cova que já assinaram um abaixo-assinado contra a loja afirmaram que o licenciamento daquela superfície comercial naquela zona “padece de várias incongruências e lacunas”, depois de terem consultado o processo.
Em causa está o licenciamento de construção naquele lugar, ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, com obra já iniciada, e de um posto de abastecimento de combustíveis.
No comunicado, os moradores referem que, além de “várias incongruências e lacunas”, o processo de licenciamento afastou-se “do cumprimento dos normativos ordenadores do território em vigor”.
Entendem que existe “matéria mais que suficiente para evoluir com o caso para as entidades competentes para o efeito”.
Segundo o município, o projeto cumpre o PDM e Plano de Urbanização da Cidade (PUC) de Viana do Castelo.
“No processo de licenciamento, foram tidos em conta a envolvência e o seu enquadramento, foram solicitadas obras de urbanização para integração de todas as infraestruturas (no âmbito da análise da pretensão foi tido em consideração a integração do estabelecimento na envolvente em termo de cércea e alinhamento, foi salvaguardado que a cércea proposta, ao longo da Rua das Oliveiras, não fosse superior ao muro de vedação em pedra existente ao longo desta via) e foram tidos em conta os pareceres dos setores específicos, nomeadamente da mobilidade”, adiantou na segunda-feira a autarquia.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.
A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.