Para assinalar o Dia Mundial do Canto, inserido no projeto "Viana Acolhe" promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM),vai realizar uma oficina de canto tradicional para a integração e inclusão de migrantes no concelho.
A oficina de canto tradicional que vai decorrer no sábado em Viana do Castelo pretende ensinar cantigas tradicionais portuguesas e, através desta forma de expressão artística, promover a inclusão de migrantes que residem no concelho.
“O que pretendemos é que o público deixe de ser espectador e aprenda a cantar as cantigas tradicionais portuguesas. Além de fazer bem, cantar permite que nos relacionemos uns com os outros, em vez de ficarmos cada um no seu canto”, afirmou Mafalda Rego.
A iniciativa que assinala o Dia Mundial do Canto é dinamizada pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), e está inserida no projeto “Viana Acolhe”, promovido pela Câmara de Viana do Castelo para integração de nacionais de países terceiros, através da participação em atividades culturais.
A oficina de canto, orientada por Fernanda Bouças e Liliana Quesado, vai decorrer no sábado, às 10h30, na Porta Mexia Galvão, no centro histórico de Viana do Castelo. Se chover, esta será transferida para a igreja da Sagrada Família.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.