Logo
Regional

Associação de Grupos Folclóricos promove oficina de canto tradicional

17 Outubro, 2023 | 12:42
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Para assinalar o Dia Mundial do Canto, inserido no projeto "Viana Acolhe" promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM),vai realizar uma oficina de canto tradicional para a integração e inclusão de migrantes no concelho.

A oficina de canto tradicional que vai decorrer no sábado em Viana do Castelo pretende ensinar cantigas tradicionais portuguesas e, através desta forma de expressão artística, promover a inclusão de migrantes que residem no concelho.

“O que pretendemos é que o público deixe de ser espectador e aprenda a cantar as cantigas tradicionais portuguesas. Além de fazer bem, cantar permite que nos relacionemos uns com os outros, em vez de ficarmos cada um no seu canto”, afirmou Mafalda Rego.

A iniciativa que assinala o Dia Mundial do Canto é dinamizada pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), e está inserida no projeto “Viana Acolhe”, promovido pela Câmara de Viana do Castelo para integração de nacionais de países terceiros, através da participação em atividades culturais.

A oficina de canto, orientada por Fernanda Bouças e Liliana Quesado, vai decorrer no sábado, às 10h30, na Porta Mexia Galvão, no centro histórico de Viana do Castelo. Se chover, esta será transferida para a igreja da Sagrada Família.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Novembro, 2025

Antiga casa florestal de São Bento do Cando vai ser transformada em centro de ciência e cultura

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Cultura 16 Novembro, 2025

Infantojuvenil e crítica social marcam segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo

O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.

Desporto 16 Novembro, 2025

Rali Dakar 2026: Pelo menos 27 portugueses partem para a aventura na Arábia Saudita

A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.

Regional 15 Novembro, 2025

Viana do Castelo abre inscrições para Mercado de Natal

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.

Internacional 15 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria estratégica com Instituto Federal do Paraná

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.

Regional 15 Novembro, 2025

Monção lança 5.ª edição do programa “Cuidar de Quem Cuida”

A Câmara Municipal de Monção deu início à 5.ª edição do programa psicoeducativo “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação Dinamicamente. O projeto, que se prolongará por dez semanas, conta com a participação de 14 cuidadores informais do concelho.

Regional 15 Novembro, 2025

Ministro desafia CCDR-N em Ponte da Barca a encontrar soluções contra incêndios florestais

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.