A Associação de Futebol de Viana do Castelo mostrou apoio a uma eventual candidatura de Pedro Proença às próximas eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa reunião decorrida no sábado em Castelo Branco.
“Pedi a palavra no final da reunião, que já estava demorada. Como ainda não se tinha falado das eleições, aproveitei para dizer que não havia dúvidas de que nós apoiamos o candidato Pedro Proença”, salientou Jorge Sarriá, presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Revelando ter estado reunido com Proença, outras Associações de Futebol Distritais e Regionais (ADR) e demais associações de classe em 5 de outubro, no Porto, o dirigente vianense admitiu que existam divergências no sentido de voto das 22 ADR, mas assegurou que o plenário deste sábado”acabou bem”.
Programas em parceria com a FPF, segurança e policiamento dos jogos ou o impacto no desporto da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2025 foram alguns dos temas debatidos em Castelo Branco, onde Nuno Lobo, Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, assumiu que concorrerá às eleições federativas.
As eleições dos órgãos sociais da FPF rumo ao quadriénio 2024-2028 ainda não têm candidaturas oficializadas nem data marcada, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei, que termina até seis meses depois do ciclo olímpico de 2024.
As Associações de Futebol (AF) de Algarve, Aveiro, Braga e Viana do Castelo tomaram publicamente a posição de manifestar apoio a Proença, apesar de o ato eleitoral da FPF não ser um dos temas da ordem de trabalhos da reunião deste sábado em Castelo Branco.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.