A Associação de Futebol de Viana do Castelo mostrou apoio a uma eventual candidatura de Pedro Proença às próximas eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa reunião decorrida no sábado em Castelo Branco.
“Pedi a palavra no final da reunião, que já estava demorada. Como ainda não se tinha falado das eleições, aproveitei para dizer que não havia dúvidas de que nós apoiamos o candidato Pedro Proença”, salientou Jorge Sarriá, presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Revelando ter estado reunido com Proença, outras Associações de Futebol Distritais e Regionais (ADR) e demais associações de classe em 5 de outubro, no Porto, o dirigente vianense admitiu que existam divergências no sentido de voto das 22 ADR, mas assegurou que o plenário deste sábado”acabou bem”.
Programas em parceria com a FPF, segurança e policiamento dos jogos ou o impacto no desporto da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2025 foram alguns dos temas debatidos em Castelo Branco, onde Nuno Lobo, Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, assumiu que concorrerá às eleições federativas.
As eleições dos órgãos sociais da FPF rumo ao quadriénio 2024-2028 ainda não têm candidaturas oficializadas nem data marcada, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei, que termina até seis meses depois do ciclo olímpico de 2024.
As Associações de Futebol (AF) de Algarve, Aveiro, Braga e Viana do Castelo tomaram publicamente a posição de manifestar apoio a Proença, apesar de o ato eleitoral da FPF não ser um dos temas da ordem de trabalhos da reunião deste sábado em Castelo Branco.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.