A Associação de Futebol de Viana do Castelo mostrou apoio a uma eventual candidatura de Pedro Proença às próximas eleições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa reunião decorrida no sábado em Castelo Branco.
“Pedi a palavra no final da reunião, que já estava demorada. Como ainda não se tinha falado das eleições, aproveitei para dizer que não havia dúvidas de que nós apoiamos o candidato Pedro Proença”, salientou Jorge Sarriá, presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Revelando ter estado reunido com Proença, outras Associações de Futebol Distritais e Regionais (ADR) e demais associações de classe em 5 de outubro, no Porto, o dirigente vianense admitiu que existam divergências no sentido de voto das 22 ADR, mas assegurou que o plenário deste sábado”acabou bem”.
Programas em parceria com a FPF, segurança e policiamento dos jogos ou o impacto no desporto da proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2025 foram alguns dos temas debatidos em Castelo Branco, onde Nuno Lobo, Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, assumiu que concorrerá às eleições federativas.
As eleições dos órgãos sociais da FPF rumo ao quadriénio 2024-2028 ainda não têm candidaturas oficializadas nem data marcada, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei, que termina até seis meses depois do ciclo olímpico de 2024.
As Associações de Futebol (AF) de Algarve, Aveiro, Braga e Viana do Castelo tomaram publicamente a posição de manifestar apoio a Proença, apesar de o ato eleitoral da FPF não ser um dos temas da ordem de trabalhos da reunião deste sábado em Castelo Branco.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.