O programador Carlos Eduardo Viana, da associação cultural Ao Norte, alertou para o impacto cultural que o possível encerramento das quatro salas de cinema do Estação Viana Shopping poderá ter na cidade. “Uma capital de distrito sem oferta de cinema é terrível, do ponto de vista cultural”, afirmou, apelando à intervenção da autarquia.
A desafetação dos espaços já foi autorizada, mas, segundo a Sonae Sierra e a Cineplace, as salas mantêm, para já, a sua operação habitual. Ainda assim, o município já pediu esclarecimentos formais à administração do centro comercial. Em comunicado, a Câmara sublinha que a atividade cinematográfica tem “importante interesse e relevo para o concelho”.
Caso se confirme o encerramento, a única exibição regular de cinema na cidade passaria a ser a do Cinema Verde Viana, com uma sessão semanal organizada pela Ao Norte, que partilha o espaço com uma igreja evangélica.
A associação, que dinamiza vários festivais e ações de formação, defende a recuperação de um auditório no Centro de Congressos como possível alternativa. Em 2024, as salas de cinema do distrito de Viana do Castelo registaram 89.006 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a ganhar destaque internacional ao registar subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2026.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Município de Caminha está a reforçar o investimento na educação infantil com o lançamento da segunda edição do School4All, um projeto inovador direcionado às crianças do pré-escolar da rede pública. A iniciativa, aprovada com financiamento de 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), representa um investimento total de mais de 250 mil euros, destinado a promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Os oitavos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo disputaram-se este domingo e foram palco de muita emoção, com jogos equilibrados, prolongamentos e decisões nas grandes penalidades.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.