A Associação "Aldeia Inclusiva" vai promover uma caminhada, este domingo, 2 de abril, pelas 15h00, no Campo da Feira, em Monção, com o intuito de comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Com o apoio da Câmara Municipal de Monção, a primeira caminhada “Aldeia Inclusiva” consistirá na concretização de um percurso simbólico pelas ruas de Monção.
De acordo com a organização, “a iniciativa pretende alertar e sensibilizar a comunidade local para a questão do autismo, contribuindo para um maior e melhor esclarecimento desta doença neurobiológica precoce”.
Os interessados devem trazer uma peça de roupa de cor azul e um sapato diferente em cada pé, assinalando, desta forma, “o respeito pela diferença e o apreço por uma causa nobre e justa, que merece a adesão de todos e todas”, realçou.
Independentemente da idade, todos os participantes deverão inscrever-se aqui. A inscrição tem um custo de 3 euros ou mais, consoante o valor da doação e inclui o crachá, uma garrafa de água e uma peça de fruta, que serão entregues no dia da caminhada.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.