A Associação "Aldeia Inclusiva" vai promover uma caminhada, este domingo, 2 de abril, pelas 15h00, no Campo da Feira, em Monção, com o intuito de comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Com o apoio da Câmara Municipal de Monção, a primeira caminhada “Aldeia Inclusiva” consistirá na concretização de um percurso simbólico pelas ruas de Monção.
De acordo com a organização, “a iniciativa pretende alertar e sensibilizar a comunidade local para a questão do autismo, contribuindo para um maior e melhor esclarecimento desta doença neurobiológica precoce”.
Os interessados devem trazer uma peça de roupa de cor azul e um sapato diferente em cada pé, assinalando, desta forma, “o respeito pela diferença e o apreço por uma causa nobre e justa, que merece a adesão de todos e todas”, realçou.
Independentemente da idade, todos os participantes deverão inscrever-se aqui. A inscrição tem um custo de 3 euros ou mais, consoante o valor da doação e inclui o crachá, uma garrafa de água e uma peça de fruta, que serão entregues no dia da caminhada.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.