Logo
Regional

Assinatura das Atas de Fronteira reforça laços entre Arcos de Valdevez e Municípios Galegos

29 Agosto, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Arcos de Valdevez voltou a ser palco de um gesto simbólico e diplomático que reforça os laços históricos entre Portugal e Espanha. No âmbito do cumprimento do Tratado de Limites de 29 de setembro de 1864, representantes dos municípios de Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo) e das localidades galegas de Lobios e Entrimo (província de Ourense, Galiza) assinaram, este mês de agosto, as atas de vistoria da fronteira comum.

A iniciativa, promovida anualmente pelos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Relaciones Exteriores de Espanha, vai muito além da sua formalidade diplomática. É, sobretudo, um momento de diálogo, partilha de experiências e reforço da cooperação entre comunidades vizinhas que partilham tradições, desafios e oportunidades comuns.

A assinatura das atas foi acompanhada de momentos de confraternização entre as delegações, reafirmando a importância das boas relações transfronteiriças e do trabalho conjunto para o desenvolvimento da região.

Ao longo dos anos, esta colaboração tem-se traduzido em projetos concretos, desde a valorização ambiental e cultural do território até iniciativas conjuntas para atrair investimento e promover o turismo sustentável, beneficiando ambos os lados da fronteira.

Este gesto anual assume, assim, um duplo papel: o de preservar a integridade da linha de fronteira e o de estreitar os laços entre os povos raianos, contribuindo para uma Europa mais próxima e cooperante a partir do que é local.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.