Foram hoje assinados os protocolos que estabelecem o compromisso entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e os jovens vencedores da edição de 2022 dos concursos “Viana Jovens Empreendedores” e “Viana Jovens Com Talento”,que visam apoiar a juventude do concelho e vão distribuir um valor global de 84.27 euros pelos projetos vencedores.

Os dois concursos, promovidos desde 2020, pretendem reforçar a participação dos jovens na sociedade e no dia a dia da sociedade Vianense, com o objetivo de fomentar uma sociedade civil forte e ativa. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, evidenciou, no seu discurso, a capacidade e empreendedorismo dos participantes, que desta forma “contribuem para construir um futuro para a cidade e para o concelho”, lembrando ainda que “o futuro se constrói com uma juventude irreverente”.
Assim, no que toca ao concurso Jovens Empreendedores, foram selecionados três projetos vencedores, com um orçamento total de 38 010€, que irão proporcionar a estes jovens uma oportunidade para cumprir o sonho de lançar um projeto próprio e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento social e económico de Viana do Castelo:
Este projeto propõe-se a ser uma plataforma especializada no turismo gastronómico em Viana do Castelo, tem como principais produtos a criação de roteiros turísticos e educacionais, eventos com experiências gastronómicas, venda de cabazes gastronómicos temáticos e ainda a criação de conteúdos digitais na divulgação de agentes locais, tradições e práticas gastronómicas.
Trata-se de um projeto que pretende ser um espaço dinâmico onde os interessados possam desenvolver aptidões e habilidades na pintura de azulejos e cerâmica, orientadas por convidados com experiência no setor. Este espaço será divido em duas áreas: galeria para exposição das peças produzidas e uma oficina destinada à produção dos azulejos e à realização de workshops e Coworking.
Este projeto visa a criação de réplicas físicas e virtuais de partes da nossa cidade – esculturas, pinturas e do o edificado que se consubstancia como património cultural, através de um processo de virtualização fotogramétrica de objetos com recursos a impressão 3D de alta resolução.
Já no que toca ao concurso “Viana Jovens com Talento”, foram selecionados cinco projetos vencedores, com um orçamento total de 46 260,60 euros.
Pretende-se que este projeto seja a alavanca para um projeto futuro de maiores dimensões de recolha do património cultural imaterial do Alto-Minho, chamado ‘Música minhota revisitada pelo QC Viana d´Arcus’. Será uma verdadeira homenagem à tradição musical minhota, tentando manter a simplicidade e a força características das melodias. Neste projeto em questão prevê-se realizar um ciclo de concertos com o Quarteto de Cordas Viana d´Arcus, onde se estabeleça um cruzamento entre a música tradicional do Minho e a escrita contemporânea, com o intuito de estabelecer simbioses criativas.
É um projeto multidisciplinar que une em trabalho colaborativo artistas vianenses dos mais variados campos artísticos, num evento que procura fomentar o encontro e a discussão sobre os artistas e a cidade. Este evento abarcará uma residência artística com duas apresentações públicas em formato de espetáculo, cinco workshops para amadores, três sessões de conversa pública, ensaios abertos e ainda uma jam session. O projeto irá ocupar diferentes espaços públicos da cidade de Viana do Castelo, onde a comunidade terá a oportunidade de presenciar e participar de uma forma espontânea nestes trabalhos.
Pretende estabelecer uma programação cultural contínua focada no cruzamento disciplinar entre a ecologia, o território da região e produção artística contemporânea. O enquadramento curatorial e a produção dos eventos são idealizados numa estreita relação e diálogo continuado com o programa do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, onde se encontra instalado o Mnemonic Pavilion.
O projeto pretende proporcionar espaço e suporte a artistas, designers e arquitetos emergentes da região e não só, dispostos a desenvolver propostas artísticas concebidas in situ a partir do contexto do território e ecossistemas locais.
Pretende este projeto celebrar a poesia, desconstruir toda a formalidade em volta da leitura e criação poética, percorrer alguns dos mais célebres e variados autores da literatura portuguesa, propondo-se a brincar à poesia com os mais crescidos, e neste sentido, entre 20 e 25 de Março de 2023, na semana em que se celebra o Dia Mundial da Poesia, desenvolver-se-á uma série de workshops, conversas e espetáculos de poesia, em escolas, instituições de pessoas marginalizadas e até no Teatro Municipal Sá de Miranda.
5. Resídduos (2 970 €)
Este projeto visa a realização de um trabalho artístico e social, através de uma pesquisa direta sobre a comunidade vianense e uma importante perceção do passado e do presente como premissa, pensando o futuro da comunidade: utilizando conceitos de importância histórica como a joalharia e a cerâmica e, simultaneamente, trabalhando a contemporaneidade. Irá reunir diferentes criadores locais que pretendem desenvolver o seu trabalho numa vertente inclusiva, colaborativa e de intervenção. Em torno da ideia de ativismo (artístico e social). O principal objetivo deste projeto é transformar a matéria e os materiais em criações participativas, contribuindo para a construção do património local (painel escultórico) e valorizando o património cultural (bordados).
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.