O protocolo para a realização do campeonato da Europa de ‘cross country’ olímpico (XCO) de 2025, que vai decorrer em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, foi, esta terça-feira, assinado, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A competição vai acontecer entre 24 e 27 de julho de 2025, no Centro de Estágios, que conta com uma pista permanente para esta vertente do BTT, instalação que já recebeu várias provas deste âmbito nos últimos anos.
“A assinatura do protocolo aconteceu após uma avaliação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da União Europeia de Ciclismo (UEC), entidades que consideraram que o município reunia condições de excelência para o acolhimento da prova europeia”, assinalou a FPC, em comunicado.
O presidente do organismo, Delmino Pereira, considerou que o acolhimento de “uma corrida da categoria máxima da disciplina olímpica do BTT é muito importante para o ciclismo português”.
“É o resultado da evolução da aposta e do investimento do Município de Melgaço no BTT desde 2015, em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho, a quem quero dar os parabéns. Será também uma grande oportunidade para o desenvolvimento de todo o BTT português”, enalteceu o dirigente, citado na nota.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, falou em “reconhecimento internacional da região” e salientou “a alavanca impulsionadora para a economia”.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.