O protocolo para a realização do campeonato da Europa de ‘cross country’ olímpico (XCO) de 2025, que vai decorrer em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, foi, esta terça-feira, assinado, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A competição vai acontecer entre 24 e 27 de julho de 2025, no Centro de Estágios, que conta com uma pista permanente para esta vertente do BTT, instalação que já recebeu várias provas deste âmbito nos últimos anos.
“A assinatura do protocolo aconteceu após uma avaliação por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da União Europeia de Ciclismo (UEC), entidades que consideraram que o município reunia condições de excelência para o acolhimento da prova europeia”, assinalou a FPC, em comunicado.
O presidente do organismo, Delmino Pereira, considerou que o acolhimento de “uma corrida da categoria máxima da disciplina olímpica do BTT é muito importante para o ciclismo português”.
“É o resultado da evolução da aposta e do investimento do Município de Melgaço no BTT desde 2015, em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho, a quem quero dar os parabéns. Será também uma grande oportunidade para o desenvolvimento de todo o BTT português”, enalteceu o dirigente, citado na nota.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, falou em “reconhecimento internacional da região” e salientou “a alavanca impulsionadora para a economia”.
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.