O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o comandante da Escola de Serviços da Póvoa de Varzim, Coronel Coelho Santos, assinaram hoje o protocolo de vigilância e proteção da Serra de Santa Luzia na época de incêndios.
A vigilância, que começou a 15 de junho e que se prolonga até 30 de setembro, resulta de uma “parceria institucional com as entidades certas” que começou em 2011.
Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a promover ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia graças a um protocolo de colaboração para a vigilância e patrulhamento durante o período de maior risco de incêndio rural.
O protocolo tem como objetivo assegurar o patrulhamento florestal na serra de Santa Luzia para a redução do número de comportamentos de risco, assim como a redução do tempo de deteção e resposta a incêndios rurais.
Assim, os militares do Exército percorrem e vigiam diariamente toda a serra em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Na cerimónia de assinatura, Luís Nobre falou de um momento especial e realçou o privilégio de ter o Exército em parceria na vigilância do coração do concelho.
Para o autarca, “a presença efetiva dos militares permite que a prevenção seja de maior proximidade e permite proteger o património nacional e um bem maior que é a proteção do ser humano”.
Já o responsável pela Escola de Serviços, o Exército, está “ao serviço dos portugueses e do bem-estar da população” e sublinhou que o protocolo hoje assinado é a demonstração de que “o Exército está do lado da solução”.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.