O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
Descrito como um “espaço de reflexão e debate entre jovens”, o fórum discutiu, com bastante intensidade, dois temas extraordinariamente importantes nos dias de hoje. Desde logo, entre os estudantes mais novos, falou-se das novas tecnologias e da oportunidade que representam, mas, simultaneamente, dos desafios que colocam.
Os estudantes do Ensino Secundário abordaram o tema: “Democracia: que futuro?”.
Depois das intervenções houve um animado debate e, já no final, ocasião também para intervenções dos deputados “mais velhos”, os representantes dos partidos/coligações com representação na Assembleia Municipal de Caminha, do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal.
Manuel Luís Martins encerrou os trabalhos, visivelmente agradado com a forma como a sessão decorreu, salientando o entusiasmo e a profundidade que todos os estudantes colocaram nas suas intervenções. O Presidente da Assembleia Municipal sublinhou que este sucesso ficou a dever-se a um trabalho que a escola proporcionou e que os professores coordenaram, agradecendo em particular aos docentes que se empenharam diretamente e que aceitaram o desafio de realização da Assembleia Municipal Jovem Caminha.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.