A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, as contas de 2023, que registaram redução da dívida para 210.308.32 euros (-75%) e dos empréstimos para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), foi, esta segunda-feira divulgado.
“Em apenas dois anos, o município de Vila Nova de Cerveira reduziu as dívidas a terceiros para 210.308.32 euros (-75%) e os empréstimos de Médio e Longo Prazo (MLP) para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), numa política de rigor na utilização dos dinheiros públicos, sem descurar a aposta no investimento e no crescimento económico e social”, destaca uma nota hoje enviada às redações.
Em 2023, ano a que dizem respeito as contas agora aprovadas, o orçamento de Vila Nova de Cerveira foi de cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com a autarquia do distrito de Viana do Castelo, o documento “revela a taxa de execução mais alta dos últimos quatro anos das Grandes Opções do Plano (71,5%) e um resultado líquido positivo de 1.072.215,62 euros”.
As contas de 2023 foram aprovadas, por unanimidade, em reunião camarária e, por maioria, em Assembleia Municipal, somando 20 a favor e seis abstenções.
Para o autarca socialista, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “uma proposta bastante ambiciosa do executivo, tendo alcançado uma boa ‘performance’ em termos de concretização com grandes investimentos em diversas ações e projetos de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos cerveirenses”.
Rui Teixeira “afirma que se cumpriu grande parte dos objetivos fixados para a atividade da câmara municipal plasmada nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento 2023, o que se traduziu num relevante contributo para o crescimento e desenvolvimento do município”.
“Tal foi feito através da concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, bem como de realizações ao nível de eventos, tendo como corolário, sem negligenciar os acontecimentos difíceis que se continuam a viver a nível global, um balanço muito positivo no decurso do ano de 2023”, acrescenta.
Segundo a autarquia, o relatório de gestão e a prestação de contas “assume a execução das atividades realizadas com base nas GOP e Orçamento 2023, que teve uma execução financeira na ordem dos 9,4 milhões de euros”.
“A execução orçamental da despesa foi de 18,4 milhões de euros e da receita 21,1 milhões de euros. Comparativamente com o ano de 2022, ao nível da despesa, regista-se um aumento global de execução de 2,3 milhões de euros, sendo o aumento de 1,5 milhões de euros respeitante às GOP e, na receita, verificou-se um aumento de 1.6 milhões de euros”.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.