A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, as contas de 2023, que registaram redução da dívida para 210.308.32 euros (-75%) e dos empréstimos para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), foi, esta segunda-feira divulgado.
“Em apenas dois anos, o município de Vila Nova de Cerveira reduziu as dívidas a terceiros para 210.308.32 euros (-75%) e os empréstimos de Médio e Longo Prazo (MLP) para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), numa política de rigor na utilização dos dinheiros públicos, sem descurar a aposta no investimento e no crescimento económico e social”, destaca uma nota hoje enviada às redações.
Em 2023, ano a que dizem respeito as contas agora aprovadas, o orçamento de Vila Nova de Cerveira foi de cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com a autarquia do distrito de Viana do Castelo, o documento “revela a taxa de execução mais alta dos últimos quatro anos das Grandes Opções do Plano (71,5%) e um resultado líquido positivo de 1.072.215,62 euros”.
As contas de 2023 foram aprovadas, por unanimidade, em reunião camarária e, por maioria, em Assembleia Municipal, somando 20 a favor e seis abstenções.
Para o autarca socialista, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “uma proposta bastante ambiciosa do executivo, tendo alcançado uma boa ‘performance’ em termos de concretização com grandes investimentos em diversas ações e projetos de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos cerveirenses”.
Rui Teixeira “afirma que se cumpriu grande parte dos objetivos fixados para a atividade da câmara municipal plasmada nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento 2023, o que se traduziu num relevante contributo para o crescimento e desenvolvimento do município”.
“Tal foi feito através da concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, bem como de realizações ao nível de eventos, tendo como corolário, sem negligenciar os acontecimentos difíceis que se continuam a viver a nível global, um balanço muito positivo no decurso do ano de 2023”, acrescenta.
Segundo a autarquia, o relatório de gestão e a prestação de contas “assume a execução das atividades realizadas com base nas GOP e Orçamento 2023, que teve uma execução financeira na ordem dos 9,4 milhões de euros”.
“A execução orçamental da despesa foi de 18,4 milhões de euros e da receita 21,1 milhões de euros. Comparativamente com o ano de 2022, ao nível da despesa, regista-se um aumento global de execução de 2,3 milhões de euros, sendo o aumento de 1,5 milhões de euros respeitante às GOP e, na receita, verificou-se um aumento de 1.6 milhões de euros”.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.