A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, as contas de 2023, que registaram redução da dívida para 210.308.32 euros (-75%) e dos empréstimos para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), foi, esta segunda-feira divulgado.
“Em apenas dois anos, o município de Vila Nova de Cerveira reduziu as dívidas a terceiros para 210.308.32 euros (-75%) e os empréstimos de Médio e Longo Prazo (MLP) para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), numa política de rigor na utilização dos dinheiros públicos, sem descurar a aposta no investimento e no crescimento económico e social”, destaca uma nota hoje enviada às redações.
Em 2023, ano a que dizem respeito as contas agora aprovadas, o orçamento de Vila Nova de Cerveira foi de cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com a autarquia do distrito de Viana do Castelo, o documento “revela a taxa de execução mais alta dos últimos quatro anos das Grandes Opções do Plano (71,5%) e um resultado líquido positivo de 1.072.215,62 euros”.
As contas de 2023 foram aprovadas, por unanimidade, em reunião camarária e, por maioria, em Assembleia Municipal, somando 20 a favor e seis abstenções.
Para o autarca socialista, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “uma proposta bastante ambiciosa do executivo, tendo alcançado uma boa ‘performance’ em termos de concretização com grandes investimentos em diversas ações e projetos de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos cerveirenses”.
Rui Teixeira “afirma que se cumpriu grande parte dos objetivos fixados para a atividade da câmara municipal plasmada nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento 2023, o que se traduziu num relevante contributo para o crescimento e desenvolvimento do município”.
“Tal foi feito através da concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, bem como de realizações ao nível de eventos, tendo como corolário, sem negligenciar os acontecimentos difíceis que se continuam a viver a nível global, um balanço muito positivo no decurso do ano de 2023”, acrescenta.
Segundo a autarquia, o relatório de gestão e a prestação de contas “assume a execução das atividades realizadas com base nas GOP e Orçamento 2023, que teve uma execução financeira na ordem dos 9,4 milhões de euros”.
“A execução orçamental da despesa foi de 18,4 milhões de euros e da receita 21,1 milhões de euros. Comparativamente com o ano de 2022, ao nível da despesa, regista-se um aumento global de execução de 2,3 milhões de euros, sendo o aumento de 1,5 milhões de euros respeitante às GOP e, na receita, verificou-se um aumento de 1.6 milhões de euros”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.