A Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por maioria, as contas de 2023, que registaram redução da dívida para 210.308.32 euros (-75%) e dos empréstimos para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), foi, esta segunda-feira divulgado.
“Em apenas dois anos, o município de Vila Nova de Cerveira reduziu as dívidas a terceiros para 210.308.32 euros (-75%) e os empréstimos de Médio e Longo Prazo (MLP) para 3.251.631,54 euros (-306.241,40 euros), numa política de rigor na utilização dos dinheiros públicos, sem descurar a aposta no investimento e no crescimento económico e social”, destaca uma nota hoje enviada às redações.
Em 2023, ano a que dizem respeito as contas agora aprovadas, o orçamento de Vila Nova de Cerveira foi de cerca de 20 milhões de euros.
De acordo com a autarquia do distrito de Viana do Castelo, o documento “revela a taxa de execução mais alta dos últimos quatro anos das Grandes Opções do Plano (71,5%) e um resultado líquido positivo de 1.072.215,62 euros”.
As contas de 2023 foram aprovadas, por unanimidade, em reunião camarária e, por maioria, em Assembleia Municipal, somando 20 a favor e seis abstenções.
Para o autarca socialista, Rui Teixeira, citado na nota, trata-se de “uma proposta bastante ambiciosa do executivo, tendo alcançado uma boa ‘performance’ em termos de concretização com grandes investimentos em diversas ações e projetos de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos cerveirenses”.
Rui Teixeira “afirma que se cumpriu grande parte dos objetivos fixados para a atividade da câmara municipal plasmada nas Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento 2023, o que se traduziu num relevante contributo para o crescimento e desenvolvimento do município”.
“Tal foi feito através da concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, bem como de realizações ao nível de eventos, tendo como corolário, sem negligenciar os acontecimentos difíceis que se continuam a viver a nível global, um balanço muito positivo no decurso do ano de 2023”, acrescenta.
Segundo a autarquia, o relatório de gestão e a prestação de contas “assume a execução das atividades realizadas com base nas GOP e Orçamento 2023, que teve uma execução financeira na ordem dos 9,4 milhões de euros”.
“A execução orçamental da despesa foi de 18,4 milhões de euros e da receita 21,1 milhões de euros. Comparativamente com o ano de 2022, ao nível da despesa, regista-se um aumento global de execução de 2,3 milhões de euros, sendo o aumento de 1,5 milhões de euros respeitante às GOP e, na receita, verificou-se um aumento de 1.6 milhões de euros”.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.