Logo
Regional

Assembleia Municipal de Viana do Castelo debateu novos desafios da Mobilidade

23 Março, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A primeira assembleia municipal de 2024 em Viana do Castelo ficou marcada pelo debate “Mobilidade Urbana – Novos Desafios”, que contou com a presença de Paula Teles, Presidente da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, e pelo secretário de estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

Jorge Delgado sublinhou, na sua intervenção, a importância da mobilidade como “espinha dorsal das cidades”, enfatizando que os transportes públicos eficientes são o desafio efetivo e real para Viana do Castelo e para o país. “É preciso pensar as cidades incluindo a mobilidade”, reiterou, defendendo que para tal é necessário planeamento, capacitação, investimento, financiamento e informação. Já Paula Teles defendeu que “é necessário resgatar as cidades e os territórios para os modos suaves””, avançando que o futuro pode ser melhorado porque começam a existir documentos em matéria de mobilidade, mudando gerações e tendo a mobilidade como “grande processo de transformação das cidades”. 

De lembrar que Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham através de um protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes. Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal e a sua presidente, Paula Teles, defendeu a mobilidade com recurso a modos suaves, apostando nas gerações mais jovens para humanizar o território. 

Para o Presidente da Câmara Municipal, o grande desafio é a alteração de comportamentos, tanto mais que “o futuro das cidades depende da ação de cada um para influenciar e a pensar a mobilidade”. “É preciso pensar a mobilidade para que o modelo e as medidas encontradas cumpram a coesão territorial e social”, rematou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.