A primeira assembleia municipal de 2024 em Viana do Castelo ficou marcada pelo debate “Mobilidade Urbana – Novos Desafios”, que contou com a presença de Paula Teles, Presidente da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, e pelo secretário de estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.
Jorge Delgado sublinhou, na sua intervenção, a importância da mobilidade como “espinha dorsal das cidades”, enfatizando que os transportes públicos eficientes são o desafio efetivo e real para Viana do Castelo e para o país. “É preciso pensar as cidades incluindo a mobilidade”, reiterou, defendendo que para tal é necessário planeamento, capacitação, investimento, financiamento e informação. Já Paula Teles defendeu que “é necessário resgatar as cidades e os territórios para os modos suaves””, avançando que o futuro pode ser melhorado porque começam a existir documentos em matéria de mobilidade, mudando gerações e tendo a mobilidade como “grande processo de transformação das cidades”.

De lembrar que Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham através de um protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes. Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal e a sua presidente, Paula Teles, defendeu a mobilidade com recurso a modos suaves, apostando nas gerações mais jovens para humanizar o território.

Para o Presidente da Câmara Municipal, o grande desafio é a alteração de comportamentos, tanto mais que “o futuro das cidades depende da ação de cada um para influenciar e a pensar a mobilidade”. “É preciso pensar a mobilidade para que o modelo e as medidas encontradas cumpram a coesão territorial e social”, rematou.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.