A primeira assembleia municipal de 2024 em Viana do Castelo ficou marcada pelo debate “Mobilidade Urbana – Novos Desafios”, que contou com a presença de Paula Teles, Presidente da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, e pelo secretário de estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.
Jorge Delgado sublinhou, na sua intervenção, a importância da mobilidade como “espinha dorsal das cidades”, enfatizando que os transportes públicos eficientes são o desafio efetivo e real para Viana do Castelo e para o país. “É preciso pensar as cidades incluindo a mobilidade”, reiterou, defendendo que para tal é necessário planeamento, capacitação, investimento, financiamento e informação. Já Paula Teles defendeu que “é necessário resgatar as cidades e os territórios para os modos suaves””, avançando que o futuro pode ser melhorado porque começam a existir documentos em matéria de mobilidade, mudando gerações e tendo a mobilidade como “grande processo de transformação das cidades”.

De lembrar que Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham através de um protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes. Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal e a sua presidente, Paula Teles, defendeu a mobilidade com recurso a modos suaves, apostando nas gerações mais jovens para humanizar o território.

Para o Presidente da Câmara Municipal, o grande desafio é a alteração de comportamentos, tanto mais que “o futuro das cidades depende da ação de cada um para influenciar e a pensar a mobilidade”. “É preciso pensar a mobilidade para que o modelo e as medidas encontradas cumpram a coesão territorial e social”, rematou.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.