Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho.
Quatro listas, representativas de alunos do ensino secundário e básico, apresentaram e debateram as mais diversas propostas relacionadas, sobretudo, com as grandes preocupações que afetam, na atualidade, os jovens valencianos, nomeadamente a evolução do sistema de ensino e a sua versatilidade, o reforço da inclusão nas escolas, o acesso à universidade, a integração das comunidades migrantes e o sistema de saúde.
As propostas da lista A foram apresentadas por Gabriel Saraiva, as da lista B por Tiago Barbosa, as da lista C por Eva Ferreira e as da lista D por Leonor Martins. Após o debate e a votação saiu vencedora a proposta apresentada pela lista B.
Na sessão, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou que “é fundamental que os jovens de hoje conheçam e se inspirem nos valores dos jovens que fizeram o 25 de Abril de 1974”.
O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, realçou ainda que é “importante termos ideias, participar, partilhar, lutar e defender os princípios de Abril”, mostrando toda a disponibilidade para promover outras sessões da Assembleia Jovem.
A Assembleia Jovens de Abril teve por tema o “25 de Abril: democracia e inclusão nas escolas” e por grandes objetivos incentivar os jovens para uma maior participação cívica e a contribuírem para o desenvolvimento local.
A iniciativa partiu da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, enquadrando-se no ciclo “Valença Cant’Abril”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril.

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).