Logo
Regional

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

17 Abril, 2024 | 16:27
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Quatro listas, representativas de alunos do ensino secundário e básico, apresentaram e debateram as mais diversas propostas relacionadas, sobretudo, com as grandes preocupações que afetam, na atualidade, os jovens valencianos, nomeadamente a evolução do sistema de ensino e a sua versatilidade, o reforço da inclusão nas escolas, o acesso à universidade, a integração das comunidades migrantes e o sistema de saúde.

As propostas da lista A foram apresentadas por Gabriel Saraiva, as da lista B por Tiago Barbosa, as da lista C por Eva Ferreira e as da lista D por Leonor Martins. Após o debate e a votação saiu vencedora a proposta apresentada pela lista B.

Na sessão, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou que “é fundamental que os jovens de hoje conheçam e se inspirem nos valores dos jovens que fizeram o 25 de Abril de 1974”.

O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, realçou ainda que é “importante termos ideias, participar, partilhar, lutar e defender os princípios de Abril”, mostrando toda a disponibilidade para promover outras sessões da Assembleia Jovem.

A Assembleia Jovens de Abril teve por tema o “25 de Abril: democracia e inclusão nas escolas” e por grandes objetivos incentivar os jovens para uma maior participação cívica e a contribuírem para o desenvolvimento local.

A iniciativa partiu da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, enquadrando-se no ciclo “Valença Cant’Abril”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Fevereiro, 2026

BE alerta para atraso na atualização dos planos de proteção civil no Alto Minho

O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.

Nacional 21 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém 174 estradas encerradas

O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nacional 21 Fevereiro, 2026

Aguiar-Branco visita municípios de Viana do Castelo afetados pelo mau tempo

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.

Música 20 Fevereiro, 2026

Os Quatro e Meia atuam em novembro no Centro Cultural de Viana do Castelo

A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aprova parecer favorável para CER obter estatuto de utilidade pública

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Residências Aqua Motion Starts apresentam projetos em Viana do Castelo

O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.

Regional 20 Fevereiro, 2026

Câmara de Caminha vai requalificar Rua 5 de Outubro em Vila Praia de Âncora

A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.