Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho.
Quatro listas, representativas de alunos do ensino secundário e básico, apresentaram e debateram as mais diversas propostas relacionadas, sobretudo, com as grandes preocupações que afetam, na atualidade, os jovens valencianos, nomeadamente a evolução do sistema de ensino e a sua versatilidade, o reforço da inclusão nas escolas, o acesso à universidade, a integração das comunidades migrantes e o sistema de saúde.
As propostas da lista A foram apresentadas por Gabriel Saraiva, as da lista B por Tiago Barbosa, as da lista C por Eva Ferreira e as da lista D por Leonor Martins. Após o debate e a votação saiu vencedora a proposta apresentada pela lista B.
Na sessão, o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou que “é fundamental que os jovens de hoje conheçam e se inspirem nos valores dos jovens que fizeram o 25 de Abril de 1974”.
O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, realçou ainda que é “importante termos ideias, participar, partilhar, lutar e defender os princípios de Abril”, mostrando toda a disponibilidade para promover outras sessões da Assembleia Jovem.
A Assembleia Jovens de Abril teve por tema o “25 de Abril: democracia e inclusão nas escolas” e por grandes objetivos incentivar os jovens para uma maior participação cívica e a contribuírem para o desenvolvimento local.
A iniciativa partiu da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, enquadrando-se no ciclo “Valença Cant’Abril”, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril.

Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.