Logo
Nacional

ASAE instaura mais de 60 processos e apreende 1,1 toneladas de alimentos

31 Dezembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou nos últimos dias cinco processos-crime e 58 processos de contraordenação relacionados com alimentos, e apreendeu 1,1 toneladas de alimentos, nomeadamente carne, bacalhau, azeite e hortofrutícolas.

Foi ainda determinada a suspensão da atividade de quatro operadores económicos devido à ausência de condições de higiene e técnico-funcionais adequadas.

Num comunicado divulgado hoje, a ASAE especifica que os cinco processos-crime foram relacionados com alimentos sem condições, fraude sobre mercadorias e abate clandestino. Entre os 58 processos de contraordenação destacam-se como principais infrações a falta de higiene, irregularidades nos princípios de produção e manipulação de alimentos (conhecidos por HACCP), e irregularidades na rotulagem dos alimentos, entre outras.Além da apreensão de alimentos, a ASAE dá conta de ter apreendido também cinco balanças e avança que no total os produtos apreendidos têm um valor estimado em mais de 10 mil euros.

A operação de fiscalização, de âmbito nacional, teve como objetivo “garantir a segurança alimentar e salvaguardar a confiança dos consumidores nos géneros alimentícios que integram as celebrações desta quadra festiva”.

Fiscalizou-se especialmente alimentos que são mais procurados no Natal e na Passagem de Ano. Foram fiscalizados 430 operadores económicos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.