André Caetano, André Lima Araújo e Joana Afonso estão entre os artistas portugueses representados numa exposição de banda desenhada patente, até final do mês, no ‘shopping’ de Viana do Castelo.
A mostra, promovida pelo Estação Viana ‘Shopping’, em parceria com a Associação Cultural e Artística Artmatriz, “está a celebrar o talento e a criatividade de artistas portugueses do mundo da banda desenhada”.
As obras estão patentes no piso 2 do centro comercial de Viana do Castelo onde decorrerão “vários ‘workshops’ que prometem uma experiência enriquecedora dedicada a miúdos e graúdos”.
Segundo a organização, a exposição “é uma homenagem a alguns dos artistas mais conhecidos da banda desenhada em Portugal”, como André Caetano, ilustrador independente que já colaborou com várias editoras portuguesas, como a Porto Editora, Edições Asa e Polvo, com obras como “Volta” e “A Little Girl”.
A organização destaca ainda André Lima Araújo, reconhecido pelos seus trabalhos para a Marvel e Joana Afonso, premiada ilustradora da aclamada banda desenhada “A Valsa” e vencedora do Prémio Nacional de Melhor Banda Desenhada.
Além da exposição, no dia 15, às 15:00, “os visitantes do centro comercial vão poder assistir e participar numa conversa especial intitulada “Conversa à Volta da Banda Desenhada”, com a presença dos artistas André Caetano e André Lima Araújo, que será conduzida por Rui Sousa, autor do programa da Antena 1 Pranchas e Balões”.
No mesmo dia, mas às 17:00, André Caetano vai promover um ‘workshop’ de banda desenhada e, às 21:30, decorrerá uma tertúlia sobre banda desenhada, em que “os visitantes são convidados a trazer a sua banda desenhada favorita”.
Já no dia 22, às 15:00, André Caetano participará em mais um ‘workshop’ de banda desenhada.

Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.
O cancro do intestino – ou seja, do cólon e reto (CCR) – é uma das doenças oncológicas mais comuns e uma das principais causas de morte por cancro em todo o mundo. Em Portugal, é o cancro mais frequente e o segundo cancro mais mortal, sendo responsável por cerca de 12 mortes por dia. Apesar destes números alarmantes, o CCR é também um dos tipos de cancro mais preveníveis e tratáveis, sobretudo quando detetado precocemente.
O SC Vianense não conseguiu ir além de um empate sem golos (0-0) diante do Vilaverdense, em partida disputada, este domingo, no Estádio Dr. José de Matos, a contar para a 8.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A sétima jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada pela mudança de líder. O AC Caminha venceu este domingo o Lanheses por 2-0 e assumiu o topo da tabela, aproveitando o deslize do Courense, que foi derrotado em casa pelo Vitorino de Piães por 0-1.
A sétima jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela. O Távora venceu em casa o Torreenses por 2-1 e assumiu, de forma isolada, a liderança do campeonato, somando agora 21 pontos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo, 18 de janeiro de 2026. Uma eventual segunda volta, se necessária, decorrerá três semanas depois, a 8 de fevereiro.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo prestou homenagem a quatro nomes que levaram e levam o talento vianense além-fronteiras: Adrien Silva, Tiago Mendes, Pedro Neto e Francisco Trincão.