André Caetano, André Lima Araújo e Joana Afonso estão entre os artistas portugueses representados numa exposição de banda desenhada patente, até final do mês, no ‘shopping’ de Viana do Castelo.
A mostra, promovida pelo Estação Viana ‘Shopping’, em parceria com a Associação Cultural e Artística Artmatriz, “está a celebrar o talento e a criatividade de artistas portugueses do mundo da banda desenhada”.
As obras estão patentes no piso 2 do centro comercial de Viana do Castelo onde decorrerão “vários ‘workshops’ que prometem uma experiência enriquecedora dedicada a miúdos e graúdos”.
Segundo a organização, a exposição “é uma homenagem a alguns dos artistas mais conhecidos da banda desenhada em Portugal”, como André Caetano, ilustrador independente que já colaborou com várias editoras portuguesas, como a Porto Editora, Edições Asa e Polvo, com obras como “Volta” e “A Little Girl”.
A organização destaca ainda André Lima Araújo, reconhecido pelos seus trabalhos para a Marvel e Joana Afonso, premiada ilustradora da aclamada banda desenhada “A Valsa” e vencedora do Prémio Nacional de Melhor Banda Desenhada.
Além da exposição, no dia 15, às 15:00, “os visitantes do centro comercial vão poder assistir e participar numa conversa especial intitulada “Conversa à Volta da Banda Desenhada”, com a presença dos artistas André Caetano e André Lima Araújo, que será conduzida por Rui Sousa, autor do programa da Antena 1 Pranchas e Balões”.
No mesmo dia, mas às 17:00, André Caetano vai promover um ‘workshop’ de banda desenhada e, às 21:30, decorrerá uma tertúlia sobre banda desenhada, em que “os visitantes são convidados a trazer a sua banda desenhada favorita”.
Já no dia 22, às 15:00, André Caetano participará em mais um ‘workshop’ de banda desenhada.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.