Dezembro é Natal. É tempo de luzes, de magia, de família. É tempo de pinheiros naturais, azevinho e poinsétias, de musgo para o presépio lá de casa. É tempo para reencontrar amigos, voltar a percorrer os cantos e recantos de Paredes de Coura. Mas também é tempo de jogos, brinquedos, muito cinema e réveillon.
Tudo isto nos oferece Paredes de Coura neste mês mais aconchegante do ano. Os dias estão frios, por vezes com chuva, mas não faltarão motivos para desfrutar um conjunto de iniciativas que vão do sempre mundo maravilhoso das construções Lego para miúdos e graúdos no ‘Arte em peças’ – este ano com destaque para os seis painéis de São Vicente, construídos com dezenas de milhar de peças LEGO –, à ‘Tenda Natal Encantado’ que faz a delícia dos mais novos com mega parque insuflável, bolas da Aldeia Duende, insuflável Aldeia Natal, área do Pai Natal, eco-carrossel e rampa de tubbing, mas também o já habitual ‘Concerto de Natal’ com as delicadas vozes do CouraVoce, na Capela do Espírito Santo, ou até as bandas de rua como a Fanfarra 4XX, a Banda às Riscas e a Banda da Aldeia, que percorrem os eixos centrais da vila convidando à farra e arrancando sorrisos a quem por lá passa e nos visita.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.