Dezembro é Natal. É tempo de luzes, de magia, de família. É tempo de pinheiros naturais, azevinho e poinsétias, de musgo para o presépio lá de casa. É tempo para reencontrar amigos, voltar a percorrer os cantos e recantos de Paredes de Coura. Mas também é tempo de jogos, brinquedos, muito cinema e réveillon.
Tudo isto nos oferece Paredes de Coura neste mês mais aconchegante do ano. Os dias estão frios, por vezes com chuva, mas não faltarão motivos para desfrutar um conjunto de iniciativas que vão do sempre mundo maravilhoso das construções Lego para miúdos e graúdos no ‘Arte em peças’ – este ano com destaque para os seis painéis de São Vicente, construídos com dezenas de milhar de peças LEGO –, à ‘Tenda Natal Encantado’ que faz a delícia dos mais novos com mega parque insuflável, bolas da Aldeia Duende, insuflável Aldeia Natal, área do Pai Natal, eco-carrossel e rampa de tubbing, mas também o já habitual ‘Concerto de Natal’ com as delicadas vozes do CouraVoce, na Capela do Espírito Santo, ou até as bandas de rua como a Fanfarra 4XX, a Banda às Riscas e a Banda da Aldeia, que percorrem os eixos centrais da vila convidando à farra e arrancando sorrisos a quem por lá passa e nos visita.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.