O estúdio Isa Lab, em Viana do Castelo, recebeu no sábado, 21 de setembro, o evento “Arte Branca”, uma iniciativa promovida pela REDE Viana (Resistência, Equidade, Democracia e Empatia por Viana), que assinalou o Dia Internacional da Paz com uma mostra artística dedicada à reflexão e à intervenção cívica.
O espaço acolheu dezenas de visitantes e contou com a participação de vários artistas, nas áreas da pintura, escultura, poesia, música e desenho digital. A par das criações artísticas, o evento disponibilizou também material informativo sobre conflitos armados atuais, promovendo a consciencialização sobre as suas causas, impactos e os interesses geopolíticos e económicos que os alimentam.
Em declarações à imprensa, os organizadores, Luís Ferreira Trindade e Gabriela da Silva Ribeiro, destacaram a importância de dar voz a causas sociais através da arte: “Num tempo em que a guerra e o ódio ganham espaço, quisemos que a arte ocupasse lugar central no apelo à paz.”
A iniciativa teve entrada livre e atraiu um público diversificado, num ambiente marcado pela partilha de experiências, diálogo e pensamento crítico. “Arte Branca” integrou-se nas atividades da REDE Viana, grupo jovem e voluntário, que tem vindo a promover ações cívicas nas áreas do Feminismo, Anti-fascismo, Ambiente, Causas Sociais e Paz.
A REDE Viana pode ser acompanhada através das redes sociais, em @rede.viana (Instagram e TikTok), ou por e-mail, através do contacto redeviana4900@gmail.com.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.