Logo
Regional

Artbeerfest 2023 teve impacto económico de 5,6 milhões de euros no concelho de Caminha

10 Abril, 2024 | 14:52
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O festival de cerveja artesanal Artbeerfest realizado em Caminha em 2023 teve um “impacto económico global” no concelho de cerca de 5,6 milhões de euros nos quatro dias do evento, de acordo com um estudo apresentado.

Investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) indicam que 35 mil pessoas participaram na 10.ª edição do Artbeerfest de Caminha, sendo que os 13.230 turistas (com pelo menos uma pernoita) gastaram 4,2 milhões de euros no concelho, ao passo que os 21.770 “excursionistas” (visitantes diários) despenderam 1,4 milhões.

O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, considerou o festival como um “evento âncora no concelho”, que “projeta o nome” do concelho de uma forma “que não é mensurável” mas que, segundo o estudo, representa “um retorno económico superior a cinco milhões de euros em quatro dias de festival”.

De acordo com o autarca, a câmara apoia o festival com “61 mil euros mais IVA”.

Já o diretor do festival, Otávio Costa, revelou que o evento tem um “orçamento global de 140 mil euros”.

O estudo “Caracterização do comportamento do consumidor e avaliação dos gastos globais dos visitantes – 2023” foi feito por iniciativa do IPVC e não por encomenda da Câmara ou da organização, ressalvaram os responsáveis durante a apresentação, na Biblioteca Municipal de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

A avaliação académica foi feita a partir da recolha de 378 inquéritos a participantes no festival, tendo depois sido “extrapoladas” as respostas para o total de visitantes do evento, explicou a docente Susana Rachão, do IPVC.

A investigadora notou ainda que a avaliação do impacto global de 5,6 milhões de euros foi feita tendo em conta “os gastos indicados pelos inquiridos”, não tendo sido contabilizadas, por exemplo, as despesas “da organização na aquisição de serviços”.

De acordo com o estudo, a maior parte dos inquiridos tinha o grau de mestre (46,8%) e 22% eram licenciados.

“A maioria trabalha para o setor privado, a maior parte reside no Porto mas também em Viana do Castelo e em Braga”, descreveu.

Experimentar “cervejas novas e diferentes” é uma das principais “razões para participar”, tendo sido indicada por 24,7% dos inquiridos.

A maior parte dos participantes deslocaram-se ao evento por recomendação familiar e 50% regressaram a casa no fim da participação, tendo 15,6% optado por pernoitar em alojamento local.

Quem ficou alojado no concelho “gastou, em média, 122,57 euros”.

Mais de metade dos inquiridos (55,3%) gastaram dinheiro em alimentação fora do recinto do festival.

A média de despesa com alimentação por participante foi de 23 euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).