O festival de cerveja artesanal Artbeerfest realizado em Caminha em 2023 teve um “impacto económico global” no concelho de cerca de 5,6 milhões de euros nos quatro dias do evento, de acordo com um estudo apresentado.
Investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) indicam que 35 mil pessoas participaram na 10.ª edição do Artbeerfest de Caminha, sendo que os 13.230 turistas (com pelo menos uma pernoita) gastaram 4,2 milhões de euros no concelho, ao passo que os 21.770 “excursionistas” (visitantes diários) despenderam 1,4 milhões.
O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, considerou o festival como um “evento âncora no concelho”, que “projeta o nome” do concelho de uma forma “que não é mensurável” mas que, segundo o estudo, representa “um retorno económico superior a cinco milhões de euros em quatro dias de festival”.
De acordo com o autarca, a câmara apoia o festival com “61 mil euros mais IVA”.
Já o diretor do festival, Otávio Costa, revelou que o evento tem um “orçamento global de 140 mil euros”.
O estudo “Caracterização do comportamento do consumidor e avaliação dos gastos globais dos visitantes – 2023” foi feito por iniciativa do IPVC e não por encomenda da Câmara ou da organização, ressalvaram os responsáveis durante a apresentação, na Biblioteca Municipal de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.
A avaliação académica foi feita a partir da recolha de 378 inquéritos a participantes no festival, tendo depois sido “extrapoladas” as respostas para o total de visitantes do evento, explicou a docente Susana Rachão, do IPVC.
A investigadora notou ainda que a avaliação do impacto global de 5,6 milhões de euros foi feita tendo em conta “os gastos indicados pelos inquiridos”, não tendo sido contabilizadas, por exemplo, as despesas “da organização na aquisição de serviços”.
De acordo com o estudo, a maior parte dos inquiridos tinha o grau de mestre (46,8%) e 22% eram licenciados.
“A maioria trabalha para o setor privado, a maior parte reside no Porto mas também em Viana do Castelo e em Braga”, descreveu.
Experimentar “cervejas novas e diferentes” é uma das principais “razões para participar”, tendo sido indicada por 24,7% dos inquiridos.
A maior parte dos participantes deslocaram-se ao evento por recomendação familiar e 50% regressaram a casa no fim da participação, tendo 15,6% optado por pernoitar em alojamento local.
Quem ficou alojado no concelho “gastou, em média, 122,57 euros”.
Mais de metade dos inquiridos (55,3%) gastaram dinheiro em alimentação fora do recinto do festival.
A média de despesa com alimentação por participante foi de 23 euros.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).