A Comissão Europeia reconheceu o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), reforçando a qualidade e autenticidade desse ícone da gastronomia local. Este selo europeu confirma o valor cultural e gastronómico de uma receita única, profundamente enraizada na tradição de Ponte de Lima.
O processo de qualificação foi liderado pela Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, em parceria com o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este esforço conjunto teve como principal objetivo proteger a iguaria contra usos indevidos, imitações ou práticas que pudessem induzir o consumidor em erro.
Com este reconhecimento europeu, assegura-se a preservação e perpetuação da receita tradicional, garantindo a origem, autenticidade e o respeito pelos métodos de produção que fazem do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima um símbolo da gastronomia limiana. Este prato é confecionado com ingredientes tradicionais, seguindo práticas consolidadas ao longo de gerações.
O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é composto por arroz cozido num caldo rico de carnes variadas, acompanhado por pedaços de carne e enchidos preparados especificamente para o efeito. O prato é caracterizado pela aromatização com especiarias e com vinagre ou Vinho Verde (branco ou tinto). Embora a sua origem remonte ao contexto familiar, a preparação fora desse ambiente teve início no início do século XX, pelas mãos da famosa cozinheira Clara Penha. Desde então, a receita foi transmitida de geração em geração, marcando presença tanto em restaurantes afamados como em pequenas tabernas que mantêm viva a tradição gastronómica local.
No ano em que se comemoram os 900 anos da fundação de Ponte de Lima, e num momento em que a vila, juntamente com os municípios do Vale do Lima – Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo – celebra o título de Região Europeia da Gastronomia e Vinho, este reconhecimento projeta Ponte de Lima para um novo patamar de excelência. A distinção como destino gastronómico de referência fortalece a capacidade da região e o concelho de Ponte de Lima, em particular, em atrair públicos que valorizam a autenticidade, a qualidade e a singularidade, consolidando o território como um destino de experiências turísticas diferenciadoras, únicas e inesquecíveis.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.