Foi hoje aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia o registo de denominação “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Especialidade Tradicional Garantida (ETG)”, afirmando-se o reconhecimento que já obtivera a nível nacional em janeiro do corrente ano.
O processo de Qualificação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi coordenado pela Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o intuito de proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro.
Esse reconhecimento europeu e a implementação das medidas daí decorrentes, permitirão preservar e perpetuar a receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, ex-libris da Gastronomia Limiana, oferecendo ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos e práticas de produção tradicionais de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
Estamos perante o primeiro grande passo, a nível internacional, para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Património Gastronómico e para a valorização dos produtos locais no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário, passando pela sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia.
Ponte de Lima eleva-se a um novo patamar de Excelência rumo à consolidação do território como Destino Gastronómico, capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.