Logo
Internacional

Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima com Certificado Europeu

24 Setembro, 2024 | 17:59
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Foi hoje aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia o registo de denominação “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Especialidade Tradicional Garantida (ETG)”, afirmando-se o reconhecimento que já obtivera a nível nacional em janeiro do corrente ano.

O processo de Qualificação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi coordenado pela Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o intuito de proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro.

Esse reconhecimento europeu e a implementação das medidas daí decorrentes, permitirão preservar e perpetuar a receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, ex-libris da Gastronomia Limiana, oferecendo ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos e práticas de produção tradicionais de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente. 

Estamos perante o primeiro grande passo, a nível internacional, para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Património Gastronómico e para a valorização dos produtos locais no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário, passando pela sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia.

Ponte de Lima eleva-se a um novo patamar de Excelência rumo à consolidação do território como Destino Gastronómico, capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.