Foi hoje aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia o registo de denominação “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Especialidade Tradicional Garantida (ETG)”, afirmando-se o reconhecimento que já obtivera a nível nacional em janeiro do corrente ano.
O processo de Qualificação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi coordenado pela Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o intuito de proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro.
Esse reconhecimento europeu e a implementação das medidas daí decorrentes, permitirão preservar e perpetuar a receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, ex-libris da Gastronomia Limiana, oferecendo ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos e práticas de produção tradicionais de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
Estamos perante o primeiro grande passo, a nível internacional, para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Património Gastronómico e para a valorização dos produtos locais no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário, passando pela sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia.
Ponte de Lima eleva-se a um novo patamar de Excelência rumo à consolidação do território como Destino Gastronómico, capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.