Foi hoje aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia o registo de denominação “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Especialidade Tradicional Garantida (ETG)”, afirmando-se o reconhecimento que já obtivera a nível nacional em janeiro do corrente ano.
O processo de Qualificação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi coordenado pela Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima em estreita colaboração com o Município de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o intuito de proteger esta iguaria gastronómica contra qualquer utilização abusiva, imitação ou evocação, ou prática suscetível de induzir o consumidor em erro.
Esse reconhecimento europeu e a implementação das medidas daí decorrentes, permitirão preservar e perpetuar a receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, ex-libris da Gastronomia Limiana, oferecendo ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos e práticas de produção tradicionais de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
Estamos perante o primeiro grande passo, a nível internacional, para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Património Gastronómico e para a valorização dos produtos locais no contexto do ecossistema turístico local, regional e comunitário, passando pela sua ligação aos Vinhos Verdes de Ponte de Lima, com especial enfase na importância da enogastronomia.
Ponte de Lima eleva-se a um novo patamar de Excelência rumo à consolidação do território como Destino Gastronómico, capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciação turística.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.