Rui Teixeira esteve, este domingo, na sessão solene do 90º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, atribuindo elogios e agradecimentos "aos verdadeiros heróis, sempre presentes nos momentos difíceis da vida das populações" e anunciando que a "prenda maior" chegará, no segundo trimestre, com o início da obra de beneficiação do quartel, num investimento de 300 mil euros, enquadrada num projeto mais amplo de 1.4ME.
À presente data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu luz verde à proposta de Beneficiação do Edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários, estando a ser concluído o projeto de execução para a candidatura ser submetida, ainda este mês de fevereiro, ao Quadro de Investimentos Prioritários do Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM “Alto Minho 2030”. Trata-se da adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, entre outras valências, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado. A intervenção engloba ainda a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas.
Considerando “a missão dos Bombeiros impagável” e estando “atento à avaliação das necessidades para o bom desempenho das funções”, Rui Teixeira sublinhou que esta “prenda maior” é ainda complementada com a atribuição de uma Ambulância de Transporte de Doentes, além das habituais comparticipações financeiras anuais e de outros apoios.
O programa comemorativo do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou a habitual Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros e Entidades; a Bênção de Viaturas; a demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas; culminando com a entoação dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
A sessão solene do 90º aniversário contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, do Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, José Leal Miranda, em representação do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante António Cruz, o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viana do Castelo, José Alves, em representação do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Pereira, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e o Comandante, Fernando Venade e António Machado, respetivamente, e o Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, Padre Jorge Esteves.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).