Rui Teixeira esteve, este domingo, na sessão solene do 90º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, atribuindo elogios e agradecimentos "aos verdadeiros heróis, sempre presentes nos momentos difíceis da vida das populações" e anunciando que a "prenda maior" chegará, no segundo trimestre, com o início da obra de beneficiação do quartel, num investimento de 300 mil euros, enquadrada num projeto mais amplo de 1.4ME.
À presente data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu luz verde à proposta de Beneficiação do Edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários, estando a ser concluído o projeto de execução para a candidatura ser submetida, ainda este mês de fevereiro, ao Quadro de Investimentos Prioritários do Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM “Alto Minho 2030”. Trata-se da adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, entre outras valências, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado. A intervenção engloba ainda a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas.
Considerando “a missão dos Bombeiros impagável” e estando “atento à avaliação das necessidades para o bom desempenho das funções”, Rui Teixeira sublinhou que esta “prenda maior” é ainda complementada com a atribuição de uma Ambulância de Transporte de Doentes, além das habituais comparticipações financeiras anuais e de outros apoios.
O programa comemorativo do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou a habitual Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros e Entidades; a Bênção de Viaturas; a demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas; culminando com a entoação dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
A sessão solene do 90º aniversário contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, do Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, José Leal Miranda, em representação do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante António Cruz, o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viana do Castelo, José Alves, em representação do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Pereira, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e o Comandante, Fernando Venade e António Machado, respetivamente, e o Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, Padre Jorge Esteves.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.