Rui Teixeira esteve, este domingo, na sessão solene do 90º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, atribuindo elogios e agradecimentos "aos verdadeiros heróis, sempre presentes nos momentos difíceis da vida das populações" e anunciando que a "prenda maior" chegará, no segundo trimestre, com o início da obra de beneficiação do quartel, num investimento de 300 mil euros, enquadrada num projeto mais amplo de 1.4ME.
À presente data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu luz verde à proposta de Beneficiação do Edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários, estando a ser concluído o projeto de execução para a candidatura ser submetida, ainda este mês de fevereiro, ao Quadro de Investimentos Prioritários do Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM “Alto Minho 2030”. Trata-se da adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, entre outras valências, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado. A intervenção engloba ainda a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas.
Considerando “a missão dos Bombeiros impagável” e estando “atento à avaliação das necessidades para o bom desempenho das funções”, Rui Teixeira sublinhou que esta “prenda maior” é ainda complementada com a atribuição de uma Ambulância de Transporte de Doentes, além das habituais comparticipações financeiras anuais e de outros apoios.
O programa comemorativo do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou a habitual Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros e Entidades; a Bênção de Viaturas; a demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas; culminando com a entoação dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
A sessão solene do 90º aniversário contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, do Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, José Leal Miranda, em representação do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante António Cruz, o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viana do Castelo, José Alves, em representação do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Pereira, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e o Comandante, Fernando Venade e António Machado, respetivamente, e o Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, Padre Jorge Esteves.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.