Rui Teixeira esteve, este domingo, na sessão solene do 90º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, atribuindo elogios e agradecimentos "aos verdadeiros heróis, sempre presentes nos momentos difíceis da vida das populações" e anunciando que a "prenda maior" chegará, no segundo trimestre, com o início da obra de beneficiação do quartel, num investimento de 300 mil euros, enquadrada num projeto mais amplo de 1.4ME.
À presente data, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu luz verde à proposta de Beneficiação do Edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários, estando a ser concluído o projeto de execução para a candidatura ser submetida, ainda este mês de fevereiro, ao Quadro de Investimentos Prioritários do Plano de Ação dos Investimentos Territoriais Integrados CIM “Alto Minho 2030”. Trata-se da adaptação das instalações de apoio dotando-as de iguais condições para homens e mulheres, acesso a ginásio, entre outras valências, ajudando, deste modo, a promover a conciliação entre a vida pessoal e familiar, profissional e o voluntariado. A intervenção engloba ainda a criação de espaços operacionais para a dinamização dos sistemas de prevenção, de apoio à decisão e de combate a incêndios rurais e a distintas situações adversas.
Considerando “a missão dos Bombeiros impagável” e estando “atento à avaliação das necessidades para o bom desempenho das funções”, Rui Teixeira sublinhou que esta “prenda maior” é ainda complementada com a atribuição de uma Ambulância de Transporte de Doentes, além das habituais comparticipações financeiras anuais e de outros apoios.
O programa comemorativo do 90º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários contou a habitual Romagem ao Cemitério e Missa Solene em Sufrágio dos Bombeiros, Sócios e Beneméritos falecidos; a Sessão Solene, com Promoções e Condecorações de alguns Bombeiros e Entidades; a Bênção de Viaturas; a demonstração dos recursos operacionais pelo centro histórico – meios humanos e viaturas; culminando com a entoação dos parabéns e corte do bolo de aniversário.
A sessão solene do 90º aniversário contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, do Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas, do Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária, José Leal Miranda, em representação do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, o Comandante António Cruz, o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viana do Castelo, José Alves, em representação do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Pereira, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e o Comandante, Fernando Venade e António Machado, respetivamente, e o Arcipreste de Vila Nova de Cerveira, Padre Jorge Esteves.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.