O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração do arranjo urbanístico que permitiu a pavimentação do parque de viaturas situado entre a igreja e o cemitério de Vila Mou, num momento que contou com a participação do Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, Filipe Costa, e do pároco local, padre Tiago Rodrigues.
A empreitada, que contou com um apoio financeiro de 35.000 euros por parte do Município, vem, assim, beneficiar aquela zona, dando resposta a um anseio da população local.
Luís Nobre assegurou, no seu discurso, que “temos obrigação de sermos todos construtores de comunidade” e que, por isso, a colaboração com a União de Freguesias e a paróquia é “fundamental”, em “prol do bem comum”. “Com trabalho conjunto, as coisas acontecem, sempre em benefício da população”, evidenciou.
O Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou enalteceu o apoio que o Município tem dado à freguesia, nomeadamente com o arranjo deste parque de estacionamento, “que só foi possível com a parceria da Câmara Municipal, cujo apoio tem sido fundamental”, reconhecendo que esta “benfeitoria” fica ao serviço de todos. Filipe Costa recordou alguns dos investimentos existentes na União de Freguesias, como a Casa Mortuária de Torre e arruamentos nas duas localidades.

“A programação dos investimentos é o melhor caminho, seja na União de Freguesias, na Câmara Municipal ou na Paróquia. Por isso, importa reconhecer que o alargamento do cemitério de Vila Mou é uma necessidade e preparar esse investimento”, indicou o autarca local.
Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento para 2025, a rubrica Coesão Territorial (Desenvolvimento de Freguesias) ascende a 9,1 milhões de euros (5,8% das Grandes Opções do Plano). A rubrica prevê o desenvolvimento equitativo e sustentável do concelho, pretende reduzir as disparidades entre áreas urbanas e rurais e abrange investimentos da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de valor de 600 mil euros relativamente ao ano passado.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.