O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração do arranjo urbanístico que permitiu a pavimentação do parque de viaturas situado entre a igreja e o cemitério de Vila Mou, num momento que contou com a participação do Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, Filipe Costa, e do pároco local, padre Tiago Rodrigues.
A empreitada, que contou com um apoio financeiro de 35.000 euros por parte do Município, vem, assim, beneficiar aquela zona, dando resposta a um anseio da população local.
Luís Nobre assegurou, no seu discurso, que “temos obrigação de sermos todos construtores de comunidade” e que, por isso, a colaboração com a União de Freguesias e a paróquia é “fundamental”, em “prol do bem comum”. “Com trabalho conjunto, as coisas acontecem, sempre em benefício da população”, evidenciou.
O Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou enalteceu o apoio que o Município tem dado à freguesia, nomeadamente com o arranjo deste parque de estacionamento, “que só foi possível com a parceria da Câmara Municipal, cujo apoio tem sido fundamental”, reconhecendo que esta “benfeitoria” fica ao serviço de todos. Filipe Costa recordou alguns dos investimentos existentes na União de Freguesias, como a Casa Mortuária de Torre e arruamentos nas duas localidades.

“A programação dos investimentos é o melhor caminho, seja na União de Freguesias, na Câmara Municipal ou na Paróquia. Por isso, importa reconhecer que o alargamento do cemitério de Vila Mou é uma necessidade e preparar esse investimento”, indicou o autarca local.
Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento para 2025, a rubrica Coesão Territorial (Desenvolvimento de Freguesias) ascende a 9,1 milhões de euros (5,8% das Grandes Opções do Plano). A rubrica prevê o desenvolvimento equitativo e sustentável do concelho, pretende reduzir as disparidades entre áreas urbanas e rurais e abrange investimentos da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de valor de 600 mil euros relativamente ao ano passado.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.
Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.
A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.