Logo
Regional

Arranjo urbanístico beneficia estacionamento junto à Igreja e Cemitério de Vila Mou

10 Fevereiro, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração do arranjo urbanístico que permitiu a pavimentação do parque de viaturas situado entre a igreja e o cemitério de Vila Mou, num momento que contou com a participação do Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, Filipe Costa, e do pároco local, padre Tiago Rodrigues.

A empreitada, que contou com um apoio financeiro de 35.000 euros por parte do Município, vem, assim, beneficiar aquela zona, dando resposta a um anseio da população local.

Luís Nobre assegurou, no seu discurso, que “temos obrigação de sermos todos construtores de comunidade” e que, por isso, a colaboração com a União de Freguesias e a paróquia é “fundamental”, em “prol do bem comum”. “Com trabalho conjunto, as coisas acontecem, sempre em benefício da população”, evidenciou.

O Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou enalteceu o apoio que o Município tem dado à freguesia, nomeadamente com o arranjo deste parque de estacionamento, “que só foi possível com a parceria da Câmara Municipal, cujo apoio tem sido fundamental”, reconhecendo que esta “benfeitoria” fica ao serviço de todos. Filipe Costa recordou alguns dos investimentos existentes na União de Freguesias, como a Casa Mortuária de Torre e arruamentos nas duas localidades. 

“A programação dos investimentos é o melhor caminho, seja na União de Freguesias, na Câmara Municipal ou na Paróquia. Por isso, importa reconhecer que o alargamento do cemitério de Vila Mou é uma necessidade e preparar esse investimento”, indicou o autarca local.

Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento para 2025, a rubrica Coesão Territorial (Desenvolvimento de Freguesias) ascende a 9,1 milhões de euros (5,8% das Grandes Opções do Plano). A rubrica prevê o desenvolvimento equitativo e sustentável do concelho, pretende reduzir as disparidades entre áreas urbanas e rurais e abrange investimentos da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de valor de 600 mil euros relativamente ao ano passado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.

Regional 23 Dezembro, 2025

Darque recebe investimento de 935 mil euros para requalificação do centro de saúde

O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.