Logo
Regional

Arranjo urbanístico beneficia estacionamento junto à Igreja e Cemitério de Vila Mou

10 Fevereiro, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na inauguração do arranjo urbanístico que permitiu a pavimentação do parque de viaturas situado entre a igreja e o cemitério de Vila Mou, num momento que contou com a participação do Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou, Filipe Costa, e do pároco local, padre Tiago Rodrigues.

A empreitada, que contou com um apoio financeiro de 35.000 euros por parte do Município, vem, assim, beneficiar aquela zona, dando resposta a um anseio da população local.

Luís Nobre assegurou, no seu discurso, que “temos obrigação de sermos todos construtores de comunidade” e que, por isso, a colaboração com a União de Freguesias e a paróquia é “fundamental”, em “prol do bem comum”. “Com trabalho conjunto, as coisas acontecem, sempre em benefício da população”, evidenciou.

O Presidente da União de Freguesias de Torre e Vila Mou enalteceu o apoio que o Município tem dado à freguesia, nomeadamente com o arranjo deste parque de estacionamento, “que só foi possível com a parceria da Câmara Municipal, cujo apoio tem sido fundamental”, reconhecendo que esta “benfeitoria” fica ao serviço de todos. Filipe Costa recordou alguns dos investimentos existentes na União de Freguesias, como a Casa Mortuária de Torre e arruamentos nas duas localidades. 

“A programação dos investimentos é o melhor caminho, seja na União de Freguesias, na Câmara Municipal ou na Paróquia. Por isso, importa reconhecer que o alargamento do cemitério de Vila Mou é uma necessidade e preparar esse investimento”, indicou o autarca local.

Recorde-se que, no Plano de Atividades e Orçamento para 2025, a rubrica Coesão Territorial (Desenvolvimento de Freguesias) ascende a 9,1 milhões de euros (5,8% das Grandes Opções do Plano). A rubrica prevê o desenvolvimento equitativo e sustentável do concelho, pretende reduzir as disparidades entre áreas urbanas e rurais e abrange investimentos da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de valor de 600 mil euros relativamente ao ano passado.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.