Logo
Regional

Arranca este sábado a “Semana do Bacalhau à Monção”

19 Janeiro, 2023 | 12:09
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Semana do Bacalhau à Monção decorre entre 21 e 29 de janeiro com a participação de 23 restaurantes e a colaboração do Chef Vítor Sobral.

Partindo da valorização e inovação da gastronomia local, a Câmara Municipal de Monção promove, pela primeira vez, a “Semana do Bacalhau à Monção”.

A iniciativa gastronómica conta com a colaboração do Chef Vítor Sobral que apresenta a sua receita do “Bacalhau à Monção”, onde propõe um novo conceito de confecionar aquele prato tradicional, utilizando produtos típicos da nossa região. O objetivo é fazer do “Bacalhau à Monção” uma referência da culinária local.

Figura emblemática da gastronomia nacional, com uma carreira reconhecida, onde constam vários prémios e distinções, o Chef Vítor Sobral é conhecido pela forma única e singular como interpreta e moderniza pratos tradicionais portugueses.

No âmbito desta iniciativa, o Chef Vítor Sobral promoveu um showcooking para o público e uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense. Na apresentação do evento, realizada no Palácio da Brejoeira, teve lugar a degustação do prato, sendo possível apurar a qualidade dos produtos e o caráter inovador da nova receita.

O autarca de Monção, António Barbosa, considera o “Bacalhau de Monção” como “um ingrediente valioso e delicioso da cozinha monçanense” que “apresenta um enorme potencial de atração junto dos amantes da boa mesa”, tendo como ponto de partida “o conceito renovador, sem perder a origem, proposto pelo Chef Vítor Sobral”.

Sabendo que o bacalhau é um prato muito apreciado pelos portugueses e galegos, António Barbosa convida todos a visitarem Monção durante a “Semana do Bacalhau à Monção”, provando este prato num dos restaurantes participantes. “Em família ou com os amigos, será uma jornada bem passada” assegura.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.