O Arquivo Municipal de Viana do Castelo assinala hoje os 110 anos da data em que começou a disponibilizar documentação ao público. O arquivo vianense é o primeiro do século passado e o segundo no contexto nacional, dado que o de Lisboa data de 1863, a disponibilizar a sua documentação ao público, desde 3 de novembro de 1912, agregado à Biblioteca Pública Municipal.
O seu documento mais antigo data de 1262 e corresponde a um pergaminho que regista a troca com o Bispo de Tui para a fundação de Viana.
No seu valiosíssimo espólio possui dois documentos assinados por Fernão Lopes, patriarca dos nossos historiadores, guardador das escrituras do tombo e chaves delas, de quem se conhecem apenas vinte certidões por ele emitidas: 1437, junho, 25, Lisboa – Treslado das Inquirições de 1258 referentes a Viana; e 1437, junho, 26, Lisboa – Treslado do foral que o rei D. Afonso III concedeu ao concelho de Viana.
Júlio de Lemos (1878-1960), que dirige esta unidade administrativa e cultural entre 1911 e 1938, ordenou e catalogou cerca de 2.360 livros, testemunha que este arquivo é, entre os seus congéneres, um dos mais importantes do país, como reconheceu Herculano, quando por lá passou em setembro de 1854 e dele levou para a Torre do Tombo documentos que não voltaram ao seu lugar.
O notável diplomatista Dr. João Pedro Ribeiro, que em 1790 também visitou este cartório comunal, não o excluindo do número daqueles em que notara que “tudo se achava em confusão”, regista que no Arquivo Municipal de Viana do Castelo viu Cartas Régias e Provisões desde o reinado de D. João II e, entre elas, uma de D. António, datada de Lisboa a 24 de julho de 1580.
Recorde-se que, desde há cerca de um mês, está disponível para consulta gratuita dos cidadãos, a página do Arquivo Municipal de Viana do Castelo. A plataforma tem já disponíveis para consulta alguns milhares de documentos, sendo constantemente alimentada e atualizada com nova informação.
Assim, está disponível na página https://arquivo.cm-viana-castelo.pt/ um conjunto de informação variado, que inclui 2.000 postais, 1.600 fotografias e cerca de 300 livros de atas.
A página do arquivo municipal encontra-se dividida em secções, como Fotografia, Atas da Câmara Municipal e Arquivos Pessoais. Para consulta, em destaque, encontra-se uma Coleção de Postais, o Foral de Viana e uma Coleção de Iluminuras.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.