O projeto "Desmaterialização do Património Arquivístico do Concelho de Ponte de Lima", promovido pelo Município limiano, por intermédio do Arquivo Municipal, e com a colaboração de proprietários de arquivos privados do concelho, particularmente de arquivos de família, foi distinguido com o Prémio de Excelência Autárquica na categoria de Cultura, traduzindo-se no reconhecimento do empenho da autarquia em preservar, valorizar e facilitar o acesso livre a valiosos recursos de informação aos investigadores, em particular, e ao público em geral.
Este prémio visa reconhecer e promover as boas práticas desenvolvidas pelas autarquias, destacando iniciativas, programas e atividades que, por meio de uma gestão eficiente e inovadora, contribuam para o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida, e a valorização dos recursos locais, favorecendo o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O projeto “Desmaterialização do Património Arquivístico do Concelho de Ponte de Lima, pioneiro a nível nacional, tem como objetivos esbater barreiras físicas e alargar a consulta dos documentos a outros públicos, preservando os originais do manuseamento excessivo; promover a salvaguarda, valorização e divulgação do património arquivístico, garante da memória institucional e coletiva; fomentar o estudo sobre a história de Ponte de Lima por parte do público-alvo, isto é, os investigadores, em geral, e a população local, em particular.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.