A Aromáticas Vivas destacou-se como grande vencedor no 10º Concurso Nacional de ervas aromáticas organizado pelo CNEMA em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal. Os prémios foram recebidos no passado dia 11 de junho na Feira Nacional de Agricultura em Santarém.
Foram 3 as medalhas de ouro, para as 3 ervas aromáticas em vaso levadas a concurso pela Aromáticas Vivas: Cerefólio, Salva Ananás e Manjericão. Tendo o Manjericão reforçando assim a sua hegemonia no concurso, vencendo já medalhas desde 2014.
A Aromáticas Vivas que festeja por estes dias o seu 14º aniversário, junta assim várias razões para celebrar. Nuno Lomba, Diretor-geral da Aromáticas Vivas ressalvou a importância desta distinção referindo que “é o reconhecimento notório da aposta contínua na qualidade e inovação dos nossos métodos de produção, garantindo sempre a autenticidade do produto no seu sabor, aroma e cor. Ano após ano, temos vindo a conquistar ouro com as nossas ervas aromáticas, sendo já 14 as variedades medalhadas.”
O cerefólio não é uma erva aromática muito conhecida em Portugal, todavia pode ser usada da mesma forma que a salsa e os seus benefícios saudáveis são múltiplos – propriedades diuréticas, depurativas e digestivas.
A par da salva ananás que possui um característico aroma a ananás, sendo excelente para aromatizar bolos e doçaria, refrescos, batidos, saladas, gelados e licores. Em relação a benefícios saudáveis a salva ananás é utilizada para combater náuseas, azia, ansiedade e também para reduzir a pressão arterial.
Já o manjericão nem necessita de apresentações!
A Aromáticas Vivas é uma empresa sediada em Carreço – Viana do Castelo e é líder do mercado nacional de ervas aromáticas em vaso, tendo também uma grande quota do mercado de ervas aromáticas cortadas e presença mais recente nos mercados de Flores Comestíveis e Microgreens.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.