A Aromáticas Vivas destacou-se como grande vencedor no 10º Concurso Nacional de ervas aromáticas organizado pelo CNEMA em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal. Os prémios foram recebidos no passado dia 11 de junho na Feira Nacional de Agricultura em Santarém.
Foram 3 as medalhas de ouro, para as 3 ervas aromáticas em vaso levadas a concurso pela Aromáticas Vivas: Cerefólio, Salva Ananás e Manjericão. Tendo o Manjericão reforçando assim a sua hegemonia no concurso, vencendo já medalhas desde 2014.
A Aromáticas Vivas que festeja por estes dias o seu 14º aniversário, junta assim várias razões para celebrar. Nuno Lomba, Diretor-geral da Aromáticas Vivas ressalvou a importância desta distinção referindo que “é o reconhecimento notório da aposta contínua na qualidade e inovação dos nossos métodos de produção, garantindo sempre a autenticidade do produto no seu sabor, aroma e cor. Ano após ano, temos vindo a conquistar ouro com as nossas ervas aromáticas, sendo já 14 as variedades medalhadas.”
O cerefólio não é uma erva aromática muito conhecida em Portugal, todavia pode ser usada da mesma forma que a salsa e os seus benefícios saudáveis são múltiplos – propriedades diuréticas, depurativas e digestivas.
A par da salva ananás que possui um característico aroma a ananás, sendo excelente para aromatizar bolos e doçaria, refrescos, batidos, saladas, gelados e licores. Em relação a benefícios saudáveis a salva ananás é utilizada para combater náuseas, azia, ansiedade e também para reduzir a pressão arterial.
Já o manjericão nem necessita de apresentações!
A Aromáticas Vivas é uma empresa sediada em Carreço – Viana do Castelo e é líder do mercado nacional de ervas aromáticas em vaso, tendo também uma grande quota do mercado de ervas aromáticas cortadas e presença mais recente nos mercados de Flores Comestíveis e Microgreens.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.