Logo
Regional

Área empresarial de nova geração de 13ME em Melgaço vai produzir energia em 2025

28 Maio, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração de Melgaço, atualmente em construção, num investimento de 13 milhões de euros, vai começar a produzir seis gigawatts de energia fotovoltaica a partir de meados de 2025.

“Em meados do ano de 2025 estará concluída a AAE de Nova Geração de Melgaço. Estará a produzir, a armazenar e a distribuir energia às empresas instaladas nas zonas industriais de Penso e Alvaredo”, afirmou o presidente da autarquia, Manoel Batista.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que a construção da AAE de Nova Geração começou há três meses com a desmatação e limpeza do terreno, estando previsto para junho o início da colocação de 6,5 hectares de painéis fotovoltaicos.

Manoel Batista revelou que projeto inclui ainda a criação de uma zona para o armazenamento de energia, “com baterias de elevadíssima capacidade”.

O autarca socialista acrescentou que na AAE de Nova Geração será construída uma fábrica de produção de hidrogénio verde, “a primeira fábrica do distrito de Viana do Castelo”.

O projeto prevê “a criação de seis pontos de carregamento de grande velocidade nas zonas empresarias e de antenas 5G para as empresas e a população que residente na envolvente”.

O projeto da Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, que resultou de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovada em janeiro de 2022, “é muito importante sobretudo do ponto de vista industrial”.

“Vai dar condições energéticas e tecnológicas de excelência às empresas que estão instaladas nas zonas empresariais do concelho. Vão ter energia muito mais barata. Vai ser um fator enorme de atração para as zonas empresariais, sobretudo para a primeira fase da de Alvaredo e, posteriormente na segunda fase que queremos construir”, adiantou.

Segundo Manoel Batista, “dos cinco lotes disponibilizados com a construção da primeira fase da zona empresarial de Alvaredo, três estão comprometidos”.

A zona empresarial de Alvaredo, inaugurada em janeiro, representou um investimento de 2,7 milhões de euros cofinanciado por fundos comunitários.

Aquela zona empresarial tem mais de 35 mil metros quadrados, divididos em cinco lotes e foi cofinanciada em 1,5 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional Norte2020.

A segunda fase da obra tem finalizado o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP) e aguarda abertura de linhas de financiamento comunitário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.