Logo
Regional

Área empresarial de nova geração de 13ME em Melgaço vai produzir energia em 2025

28 Maio, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração de Melgaço, atualmente em construção, num investimento de 13 milhões de euros, vai começar a produzir seis gigawatts de energia fotovoltaica a partir de meados de 2025.

“Em meados do ano de 2025 estará concluída a AAE de Nova Geração de Melgaço. Estará a produzir, a armazenar e a distribuir energia às empresas instaladas nas zonas industriais de Penso e Alvaredo”, afirmou o presidente da autarquia, Manoel Batista.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que a construção da AAE de Nova Geração começou há três meses com a desmatação e limpeza do terreno, estando previsto para junho o início da colocação de 6,5 hectares de painéis fotovoltaicos.

Manoel Batista revelou que projeto inclui ainda a criação de uma zona para o armazenamento de energia, “com baterias de elevadíssima capacidade”.

O autarca socialista acrescentou que na AAE de Nova Geração será construída uma fábrica de produção de hidrogénio verde, “a primeira fábrica do distrito de Viana do Castelo”.

O projeto prevê “a criação de seis pontos de carregamento de grande velocidade nas zonas empresarias e de antenas 5G para as empresas e a população que residente na envolvente”.

O projeto da Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, que resultou de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovada em janeiro de 2022, “é muito importante sobretudo do ponto de vista industrial”.

“Vai dar condições energéticas e tecnológicas de excelência às empresas que estão instaladas nas zonas empresariais do concelho. Vão ter energia muito mais barata. Vai ser um fator enorme de atração para as zonas empresariais, sobretudo para a primeira fase da de Alvaredo e, posteriormente na segunda fase que queremos construir”, adiantou.

Segundo Manoel Batista, “dos cinco lotes disponibilizados com a construção da primeira fase da zona empresarial de Alvaredo, três estão comprometidos”.

A zona empresarial de Alvaredo, inaugurada em janeiro, representou um investimento de 2,7 milhões de euros cofinanciado por fundos comunitários.

Aquela zona empresarial tem mais de 35 mil metros quadrados, divididos em cinco lotes e foi cofinanciada em 1,5 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional Norte2020.

A segunda fase da obra tem finalizado o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP) e aguarda abertura de linhas de financiamento comunitário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Caminha lança concurso de 295 mil euros para valorizar património museológico

A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Concessão das três marinas de Viana do Castelo entra na fase final

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Projeto europeu investe 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.