A Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração de Melgaço, atualmente em construção, num investimento de 13 milhões de euros, vai começar a produzir seis gigawatts de energia fotovoltaica a partir de meados de 2025.
“Em meados do ano de 2025 estará concluída a AAE de Nova Geração de Melgaço. Estará a produzir, a armazenar e a distribuir energia às empresas instaladas nas zonas industriais de Penso e Alvaredo”, afirmou o presidente da autarquia, Manoel Batista.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que a construção da AAE de Nova Geração começou há três meses com a desmatação e limpeza do terreno, estando previsto para junho o início da colocação de 6,5 hectares de painéis fotovoltaicos.
Manoel Batista revelou que projeto inclui ainda a criação de uma zona para o armazenamento de energia, “com baterias de elevadíssima capacidade”.
O autarca socialista acrescentou que na AAE de Nova Geração será construída uma fábrica de produção de hidrogénio verde, “a primeira fábrica do distrito de Viana do Castelo”.
O projeto prevê “a criação de seis pontos de carregamento de grande velocidade nas zonas empresarias e de antenas 5G para as empresas e a população que residente na envolvente”.
O projeto da Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, que resultou de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovada em janeiro de 2022, “é muito importante sobretudo do ponto de vista industrial”.
“Vai dar condições energéticas e tecnológicas de excelência às empresas que estão instaladas nas zonas empresariais do concelho. Vão ter energia muito mais barata. Vai ser um fator enorme de atração para as zonas empresariais, sobretudo para a primeira fase da de Alvaredo e, posteriormente na segunda fase que queremos construir”, adiantou.
Segundo Manoel Batista, “dos cinco lotes disponibilizados com a construção da primeira fase da zona empresarial de Alvaredo, três estão comprometidos”.
A zona empresarial de Alvaredo, inaugurada em janeiro, representou um investimento de 2,7 milhões de euros cofinanciado por fundos comunitários.
Aquela zona empresarial tem mais de 35 mil metros quadrados, divididos em cinco lotes e foi cofinanciada em 1,5 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional Norte2020.
A segunda fase da obra tem finalizado o processo de Declaração de Utilidade Pública (DUP) e aguarda abertura de linhas de financiamento comunitário.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.
A nona edição do reality show Secret Story – Casa dos Segredos, que estreou este domingo, 14 de setembro, na TVI, conta com a participação do vianense Dylan, de 29 anos. O concorrente natural de Viana do Castelo é um dos concorrentes que vai lutar pelo maior prémio já atribuído no programa: 250 mil euros.
O SC Vianense conquistou este domingo a primeira vitória no Campeonato de Portugal ao vencer, por 1-0, o AR São Martinho, em jogo da 4.ª jornada, disputado no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
A segunda jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada por exibições dominadoras e resultados expressivos.