No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de fevereiro, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Zona Húmida Internacional (Sítio Ramsar n.º 1613), levará a cabo um programa de atividades para assinalar esta efeméride que também se integra nas comemorações, ao longo de todo o ano, dos “25 Anos da Área Protegida”.
Assim, no dia 01 de fevereiro será instalado o 10.º “Pulmão”, no âmbito do projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho” na freguesia da Ribeira, no lugar da Ermida. Esta ação, promovida pelo Município de Ponte de Lima, conta com a colaboração da Junta de Freguesia da Ribeira, Paróquia de São João da Ribeira, Agrupamento de Escuteiros da Ribeira e do Centro Educativo da Ribeira, permitindo desta forma envolver toda a comunidade educativa e a população em geral.
No dia 2 de fevereiro, realiza-se uma “Caminhada Interpretativa das Zonas Húmidas”, que terá início no Centro de Interpretação Ambiental e passará pelo lago temporário e pela zona de intervenção de projetos de restauro ecológico desenvolvidos ao abrigo de programas de conservação europeus.
Através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, convidam-se ainda todos os visitantes à apresentação de fotos para a exposição fotográfica dos Sítios Ramsar na 15ª reunião da Conferência das Partes Contratantes (COP15), onde os amantes e entusiastas da natureza, de todo o mundo, podem apresentar as suas melhores fotografias e assim divulgar as Zonas Húmidas de Importância Internacional, ou Sítios Ramsar.
É um desafio lançado pela Ramsar e as fotografias selecionadas permitirão divulgar estes habitats únicos e de extrema importância, sendo expostos na COP15, agendada para 23 a 31 de julho de 2025, em Victoria Falls, no Zimbabué, celebrando a beleza, biodiversidade e importância das Zonas Húmidas em todo o mundo.
O Município de Ponte de Lima, tendo em conta os seus princípios e a promoção do Desenvolvimento Sustentável do concelho, continua a apostar fortemente nos projetos da Área Protegida, sendo este espaço o “10.º Pulmão do Alto Minho”.
Este é um trabalho que nos motiva e orgulha. Convidamos toda a população a participar, visitar e desfrutar do que esta Área Protegida tem para lhe oferecer.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.