No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de fevereiro, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Zona Húmida Internacional (Sítio Ramsar n.º 1613), levará a cabo um programa de atividades para assinalar esta efeméride que também se integra nas comemorações, ao longo de todo o ano, dos “25 Anos da Área Protegida”.
Assim, no dia 01 de fevereiro será instalado o 10.º “Pulmão”, no âmbito do projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho” na freguesia da Ribeira, no lugar da Ermida. Esta ação, promovida pelo Município de Ponte de Lima, conta com a colaboração da Junta de Freguesia da Ribeira, Paróquia de São João da Ribeira, Agrupamento de Escuteiros da Ribeira e do Centro Educativo da Ribeira, permitindo desta forma envolver toda a comunidade educativa e a população em geral.
No dia 2 de fevereiro, realiza-se uma “Caminhada Interpretativa das Zonas Húmidas”, que terá início no Centro de Interpretação Ambiental e passará pelo lago temporário e pela zona de intervenção de projetos de restauro ecológico desenvolvidos ao abrigo de programas de conservação europeus.
Através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, convidam-se ainda todos os visitantes à apresentação de fotos para a exposição fotográfica dos Sítios Ramsar na 15ª reunião da Conferência das Partes Contratantes (COP15), onde os amantes e entusiastas da natureza, de todo o mundo, podem apresentar as suas melhores fotografias e assim divulgar as Zonas Húmidas de Importância Internacional, ou Sítios Ramsar.
É um desafio lançado pela Ramsar e as fotografias selecionadas permitirão divulgar estes habitats únicos e de extrema importância, sendo expostos na COP15, agendada para 23 a 31 de julho de 2025, em Victoria Falls, no Zimbabué, celebrando a beleza, biodiversidade e importância das Zonas Húmidas em todo o mundo.
O Município de Ponte de Lima, tendo em conta os seus princípios e a promoção do Desenvolvimento Sustentável do concelho, continua a apostar fortemente nos projetos da Área Protegida, sendo este espaço o “10.º Pulmão do Alto Minho”.
Este é um trabalho que nos motiva e orgulha. Convidamos toda a população a participar, visitar e desfrutar do que esta Área Protegida tem para lhe oferecer.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.