No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de fevereiro, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Zona Húmida Internacional (Sítio Ramsar n.º 1613), levará a cabo um programa de atividades para assinalar esta efeméride que também se integra nas comemorações, ao longo de todo o ano, dos “25 Anos da Área Protegida”.
Assim, no dia 01 de fevereiro será instalado o 10.º “Pulmão”, no âmbito do projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho” na freguesia da Ribeira, no lugar da Ermida. Esta ação, promovida pelo Município de Ponte de Lima, conta com a colaboração da Junta de Freguesia da Ribeira, Paróquia de São João da Ribeira, Agrupamento de Escuteiros da Ribeira e do Centro Educativo da Ribeira, permitindo desta forma envolver toda a comunidade educativa e a população em geral.
No dia 2 de fevereiro, realiza-se uma “Caminhada Interpretativa das Zonas Húmidas”, que terá início no Centro de Interpretação Ambiental e passará pelo lago temporário e pela zona de intervenção de projetos de restauro ecológico desenvolvidos ao abrigo de programas de conservação europeus.
Através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, convidam-se ainda todos os visitantes à apresentação de fotos para a exposição fotográfica dos Sítios Ramsar na 15ª reunião da Conferência das Partes Contratantes (COP15), onde os amantes e entusiastas da natureza, de todo o mundo, podem apresentar as suas melhores fotografias e assim divulgar as Zonas Húmidas de Importância Internacional, ou Sítios Ramsar.
É um desafio lançado pela Ramsar e as fotografias selecionadas permitirão divulgar estes habitats únicos e de extrema importância, sendo expostos na COP15, agendada para 23 a 31 de julho de 2025, em Victoria Falls, no Zimbabué, celebrando a beleza, biodiversidade e importância das Zonas Húmidas em todo o mundo.
O Município de Ponte de Lima, tendo em conta os seus princípios e a promoção do Desenvolvimento Sustentável do concelho, continua a apostar fortemente nos projetos da Área Protegida, sendo este espaço o “10.º Pulmão do Alto Minho”.
Este é um trabalho que nos motiva e orgulha. Convidamos toda a população a participar, visitar e desfrutar do que esta Área Protegida tem para lhe oferecer.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.