No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a 2 de fevereiro, a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Zona Húmida Internacional (Sítio Ramsar n.º 1613), levará a cabo um programa de atividades para assinalar esta efeméride que também se integra nas comemorações, ao longo de todo o ano, dos “25 Anos da Área Protegida”.
Assim, no dia 01 de fevereiro será instalado o 10.º “Pulmão”, no âmbito do projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho” na freguesia da Ribeira, no lugar da Ermida. Esta ação, promovida pelo Município de Ponte de Lima, conta com a colaboração da Junta de Freguesia da Ribeira, Paróquia de São João da Ribeira, Agrupamento de Escuteiros da Ribeira e do Centro Educativo da Ribeira, permitindo desta forma envolver toda a comunidade educativa e a população em geral.
No dia 2 de fevereiro, realiza-se uma “Caminhada Interpretativa das Zonas Húmidas”, que terá início no Centro de Interpretação Ambiental e passará pelo lago temporário e pela zona de intervenção de projetos de restauro ecológico desenvolvidos ao abrigo de programas de conservação europeus.
Através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, convidam-se ainda todos os visitantes à apresentação de fotos para a exposição fotográfica dos Sítios Ramsar na 15ª reunião da Conferência das Partes Contratantes (COP15), onde os amantes e entusiastas da natureza, de todo o mundo, podem apresentar as suas melhores fotografias e assim divulgar as Zonas Húmidas de Importância Internacional, ou Sítios Ramsar.
É um desafio lançado pela Ramsar e as fotografias selecionadas permitirão divulgar estes habitats únicos e de extrema importância, sendo expostos na COP15, agendada para 23 a 31 de julho de 2025, em Victoria Falls, no Zimbabué, celebrando a beleza, biodiversidade e importância das Zonas Húmidas em todo o mundo.
O Município de Ponte de Lima, tendo em conta os seus princípios e a promoção do Desenvolvimento Sustentável do concelho, continua a apostar fortemente nos projetos da Área Protegida, sendo este espaço o “10.º Pulmão do Alto Minho”.
Este é um trabalho que nos motiva e orgulha. Convidamos toda a população a participar, visitar e desfrutar do que esta Área Protegida tem para lhe oferecer.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.