Logo
Regional

Arcos de Valdevez vai transformar antiga escola primária em residência para estudantes

28 Outubro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez lançou na terça-feira o concurso público para transformar a antiga escola primária de Guilhadeses em residência para estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), por cerca de um milhão de euros.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução da empreitada, com um preço base de 1.080.000 euros, é de 300 dias e a apresentação de propostas termina no dia 18 de novembro.
Os concorrentes são obrigados a manter as propostas 120 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas.

Em agosto, a autarquia do distrito de Viana do Castelo anunciou que a empreitada prevê a recuperação do edifício existente, mantendo as suas características arquitetónicas e ampliando o seu corpo principal.

O projeto contempla a criação de 16 quartos com capacidade para 27 camas distribuídas por cinco quartos individuais (incluindo quarto para pessoas com mobilidade condicionada) e 11 quartos duplos.

Os restantes espaços de apoio estão destinados à copa, sala de refeições, receção, lavandaria, sala de pessoal, sala de convívio, sala de máquinas, duas salas de estudo, gabinete de gestão e segurança e lavandaria.

No ano letivo 2019/2020, o IPVC, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em parceria com a Câmara Municipal, abriu um curso superior no Polo de Arcos de Valdevez, onde já leciona o Curso Técnico Superior Profissional (CTEsP) de manutenção mecânica.

A formação, com cerca de 40 alunos, “funciona em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez”.

As aulas presenciais decorrem nas instalações da ESTG e no polo em Arcos de Valdevez instalado InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez.

Segundo o IPVC, o curso “pretende responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação dos seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.