A Câmara de Arcos de Valdevez lançou na terça-feira o concurso público para transformar a antiga escola primária de Guilhadeses em residência para estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), por cerca de um milhão de euros.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução da empreitada, com um preço base de 1.080.000 euros, é de 300 dias e a apresentação de propostas termina no dia 18 de novembro.
Os concorrentes são obrigados a manter as propostas 120 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas.
Em agosto, a autarquia do distrito de Viana do Castelo anunciou que a empreitada prevê a recuperação do edifício existente, mantendo as suas características arquitetónicas e ampliando o seu corpo principal.
O projeto contempla a criação de 16 quartos com capacidade para 27 camas distribuídas por cinco quartos individuais (incluindo quarto para pessoas com mobilidade condicionada) e 11 quartos duplos.
Os restantes espaços de apoio estão destinados à copa, sala de refeições, receção, lavandaria, sala de pessoal, sala de convívio, sala de máquinas, duas salas de estudo, gabinete de gestão e segurança e lavandaria.
No ano letivo 2019/2020, o IPVC, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em parceria com a Câmara Municipal, abriu um curso superior no Polo de Arcos de Valdevez, onde já leciona o Curso Técnico Superior Profissional (CTEsP) de manutenção mecânica.
A formação, com cerca de 40 alunos, “funciona em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez”.
As aulas presenciais decorrem nas instalações da ESTG e no polo em Arcos de Valdevez instalado InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez.
Segundo o IPVC, o curso “pretende responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação dos seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização”.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.