A Câmara de Arcos de Valdevez lançou na terça-feira o concurso público para transformar a antiga escola primária de Guilhadeses em residência para estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), por cerca de um milhão de euros.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução da empreitada, com um preço base de 1.080.000 euros, é de 300 dias e a apresentação de propostas termina no dia 18 de novembro.
Os concorrentes são obrigados a manter as propostas 120 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas.
Em agosto, a autarquia do distrito de Viana do Castelo anunciou que a empreitada prevê a recuperação do edifício existente, mantendo as suas características arquitetónicas e ampliando o seu corpo principal.
O projeto contempla a criação de 16 quartos com capacidade para 27 camas distribuídas por cinco quartos individuais (incluindo quarto para pessoas com mobilidade condicionada) e 11 quartos duplos.
Os restantes espaços de apoio estão destinados à copa, sala de refeições, receção, lavandaria, sala de pessoal, sala de convívio, sala de máquinas, duas salas de estudo, gabinete de gestão e segurança e lavandaria.
No ano letivo 2019/2020, o IPVC, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em parceria com a Câmara Municipal, abriu um curso superior no Polo de Arcos de Valdevez, onde já leciona o Curso Técnico Superior Profissional (CTEsP) de manutenção mecânica.
A formação, com cerca de 40 alunos, “funciona em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez”.
As aulas presenciais decorrem nas instalações da ESTG e no polo em Arcos de Valdevez instalado InovArcos – Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez.
Segundo o IPVC, o curso “pretende responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação dos seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização”.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.