Logo
Regional

Arcos de Valdevez vai iniciar na segunda-feira recolha seletiva de restos alimentares

10 Abril, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O projeto-piloto Restos com Valor, esta terça-feira apresentado pela Câmara de Arcos de Valdevez, inicia na segunda-feira a recolha seletiva, porta-a-porta, de biorresíduos junto de restaurantes e similares, cantinas e instituições sociais.

O circuito a iniciar na segunda-feira, apresentado no Ecoparque do Vez, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, começou pela “realização de ações de sensibilização e comunicação porta-a-porta, de modo a estabelecer as adesões à recolha seletiva”.

O circuito “conta, atualmente, com 42 adesões entre restaurantes, unidades hoteleiras, mercados, escolas e Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), a quem foram entregues os contentores de 90 e 120 litros, prevendo-se recolher cerca de 80 toneladas por ano de forma seletiva.

Os biorresíduos serão encaminhados para tratamento, na Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, “numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural e reintegrados num novo ciclo”.

Para a execução do projeto, a Câmara de Arcos de Valdevez adquiriu um veículo elétrico de pequenas dimensões para garantir a recolha e transporte dos restos alimentares, 130 contentores castanhos para deposição seletiva de biorresíduos alimentares, e investiu ainda em folhetos informativos com a definição das regras de utilização.

A recolha hoje apresentada é dirigida a utilizadores não-domésticos e “visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de serem separados e recolhidos num circuito próprio, estando também enquadrado no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030”.

O projeto resulta de uma candidatura ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, do Fundo Ambiental, com um investimento total de 67.785,30 euros e, financiado em cerca de 55.413,25 euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.