Logo
Regional

Arcos de Valdevez vai iniciar na segunda-feira recolha seletiva de restos alimentares

10 Abril, 2024 | 9:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O projeto-piloto Restos com Valor, esta terça-feira apresentado pela Câmara de Arcos de Valdevez, inicia na segunda-feira a recolha seletiva, porta-a-porta, de biorresíduos junto de restaurantes e similares, cantinas e instituições sociais.

O circuito a iniciar na segunda-feira, apresentado no Ecoparque do Vez, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, começou pela “realização de ações de sensibilização e comunicação porta-a-porta, de modo a estabelecer as adesões à recolha seletiva”.

O circuito “conta, atualmente, com 42 adesões entre restaurantes, unidades hoteleiras, mercados, escolas e Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), a quem foram entregues os contentores de 90 e 120 litros, prevendo-se recolher cerca de 80 toneladas por ano de forma seletiva.

Os biorresíduos serão encaminhados para tratamento, na Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, “numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural e reintegrados num novo ciclo”.

Para a execução do projeto, a Câmara de Arcos de Valdevez adquiriu um veículo elétrico de pequenas dimensões para garantir a recolha e transporte dos restos alimentares, 130 contentores castanhos para deposição seletiva de biorresíduos alimentares, e investiu ainda em folhetos informativos com a definição das regras de utilização.

A recolha hoje apresentada é dirigida a utilizadores não-domésticos e “visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de serem separados e recolhidos num circuito próprio, estando também enquadrado no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030”.

O projeto resulta de uma candidatura ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, do Fundo Ambiental, com um investimento total de 67.785,30 euros e, financiado em cerca de 55.413,25 euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Impostos em atraso? Pode ser golpe por SMS, alerta Autoridade Tributária

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Juventude Viana vence em Espinho e reforça liderança do campeonato

A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

CNE apela à participação nas presidenciais apesar do mau tempo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Domingo começa mais calmo, mas chuva volta a intensificar-se no final do dia

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).