O projeto-piloto Restos com Valor, esta terça-feira apresentado pela Câmara de Arcos de Valdevez, inicia na segunda-feira a recolha seletiva, porta-a-porta, de biorresíduos junto de restaurantes e similares, cantinas e instituições sociais.
O circuito a iniciar na segunda-feira, apresentado no Ecoparque do Vez, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, começou pela “realização de ações de sensibilização e comunicação porta-a-porta, de modo a estabelecer as adesões à recolha seletiva”.
O circuito “conta, atualmente, com 42 adesões entre restaurantes, unidades hoteleiras, mercados, escolas e Instituições particulares de solidariedade social (IPSS), a quem foram entregues os contentores de 90 e 120 litros, prevendo-se recolher cerca de 80 toneladas por ano de forma seletiva.
Os biorresíduos serão encaminhados para tratamento, na Resulima, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, “numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural e reintegrados num novo ciclo”.
Para a execução do projeto, a Câmara de Arcos de Valdevez adquiriu um veículo elétrico de pequenas dimensões para garantir a recolha e transporte dos restos alimentares, 130 contentores castanhos para deposição seletiva de biorresíduos alimentares, e investiu ainda em folhetos informativos com a definição das regras de utilização.
A recolha hoje apresentada é dirigida a utilizadores não-domésticos e “visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), no que diz respeito à obrigatoriedade de serem separados e recolhidos num circuito próprio, estando também enquadrado no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030”.
O projeto resulta de uma candidatura ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, do Fundo Ambiental, com um investimento total de 67.785,30 euros e, financiado em cerca de 55.413,25 euros.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.