Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto "Reviver Tradições" com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.
Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto “Reviver Tradições” com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.
A Miranda foi, em tempos, o principal fornecedor de trigo e centeio do Alto Minho, com a chegada do outono, chegavam as cavadas da terra para semear estes cereais. A cavada, era uma prática muito usual, que, com o passar do tempo, a diminuição da atividade agrícola e o aparecimento de tratores e alfaias mais modernas foi desaparecendo.
Este domingo, 27 de outubro, vestidos a rigor e de enxadas ao ombro, a freguesia de Miranda vai reviver e recriar este trabalho à moda antiga.
Como as rotinas da lavoura além de trabalho, eram momentos de convívio e animação, a animação estará a cargo da Rusga da Miranda. É claro que não poderá faltar também a merenda como típico arroz de feijão, acompanhados de uma boa malga de vinho.
27 de outubro 2024 | 14h00:
Ponto de encontro: Largo da Vaqueira, Vaqueira – Miranda
Coordenadas GPS: 41.826555, -8.500209
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.