Logo
Regional

Arcos de Valdevez revive “A Cavada e Semeada do Centeio”

24 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto "Reviver Tradições" com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.

Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto “Reviver Tradições” com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.

A Miranda foi, em tempos, o principal fornecedor de trigo e centeio do Alto Minho, com a chegada do outono, chegavam as cavadas da terra para semear estes cereais. A cavada, era uma prática muito usual, que, com o passar do tempo, a diminuição da atividade agrícola e o aparecimento de tratores e alfaias mais modernas foi desaparecendo.

Este domingo, 27 de outubro, vestidos a rigor e de enxadas ao ombro, a freguesia de Miranda vai reviver e recriar este trabalho à moda antiga.

Como as rotinas da lavoura além de trabalho, eram momentos de convívio e animação, a animação estará a cargo da Rusga da Miranda. É claro que não poderá faltar também a merenda como típico arroz de feijão, acompanhados de uma boa malga de vinho.

27 de outubro 2024 | 14h00:

Ponto de encontro: Largo da Vaqueira, Vaqueira – Miranda

Coordenadas GPS: 41.826555, -8.500209

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 18 Novembro, 2025

Luís Nobre destaca trabalho desenvolvido em prol da cooperação transfronteiriça

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo pede simplificação das expropriações para acelerar construção de casas

Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com ações de sensibilização

Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe bandeira verde por políticas familiares

Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

Regional 18 Novembro, 2025

Médicos decidem em Viana do Castelo aderir à greve geral de 11 de dezembro

No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.

Regional 18 Novembro, 2025

Pampilhosa da Serra é o município mais barato para comprar casa em Portugal

Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.

Nacional 18 Novembro, 2025

GNR intensifica fiscalização de veículos pesados em todo o país

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.