Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto "Reviver Tradições" com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.
Nos últimos anos, a ACRD de Miranda tem vindo a desenvolver o projeto “Reviver Tradições” com o objetivo de preservar usos e costumes de antigamente, nomeadamente, os trabalhos da lavoura, outrora principal fonte de rendimento dos mirandenses.
A Miranda foi, em tempos, o principal fornecedor de trigo e centeio do Alto Minho, com a chegada do outono, chegavam as cavadas da terra para semear estes cereais. A cavada, era uma prática muito usual, que, com o passar do tempo, a diminuição da atividade agrícola e o aparecimento de tratores e alfaias mais modernas foi desaparecendo.
Este domingo, 27 de outubro, vestidos a rigor e de enxadas ao ombro, a freguesia de Miranda vai reviver e recriar este trabalho à moda antiga.
Como as rotinas da lavoura além de trabalho, eram momentos de convívio e animação, a animação estará a cargo da Rusga da Miranda. É claro que não poderá faltar também a merenda como típico arroz de feijão, acompanhados de uma boa malga de vinho.
27 de outubro 2024 | 14h00:
Ponto de encontro: Largo da Vaqueira, Vaqueira – Miranda
Coordenadas GPS: 41.826555, -8.500209

No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.