A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai implementar, no ano letivo 2025/2026, o Regime Escolar, um programa europeu que pretende promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
A autarquia aprovou recentemente a abertura do procedimento para a aquisição e distribuição de produtos hortofrutícolas a todas as escolas da rede pública do concelho.
Ao abrigo desta iniciativa, os alunos vão receber gratuitamente, duas vezes por semana, uma peça ou dose de fruta e produtos hortícolas, integrando o projeto que é financiado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Mas o programa não se fica pela distribuição alimentar. Estão também previstas atividades pedagógicas em contexto escolar, com o objetivo de despertar nas crianças o interesse por uma alimentação equilibrada e dar a conhecer a origem dos produtos agrícolas, valorizando o contacto com o meio rural e os produtores locais.
Com esta medida, o Município de Arcos de Valdevez reforça a aposta na promoção de estilos de vida saudáveis, complementando o trabalho desenvolvido nos refeitórios escolares e o investimento na educação alimentar da comunidade educativa.
“Queremos que as nossas crianças cresçam com hábitos alimentares equilibrados e conscientes da importância da agricultura local”, sublinha a autarquia, que considera o programa “um passo importante na formação de cidadãos mais saudáveis e informados”.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.