Logo
Regional

Arcos de Valdevez recebeu duas centenas de participantes em Congresso Internacional

25 Novembro, 2022 | 18:07
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Arcos de Valdevez realizou o 6ª Congresso Internacional subordinado à temática da Casa Nobre: Um Património para o Futuro, dando desta forma seguimento a um projeto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.

A edição deste ano contou com 4 palestras, e 2 mesas redondas, apresentação de 2 livros, uma sessão de cinema e 66 comunicações provenientes de diversos investigadores nacionais e estrangeiro, bem como com cerca de 200 pessoas inscritas.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que este Congresso se “insere num conjunto vasto de iniciativas de valorização do património cultural construído que o Município tem estado a dinamizar, com o propósito de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos e da identidade local; valorizar e reabilitar o património e o espaço urbano; promover o turismo e o desenvolvimento socioeconómico da região”.

Neste âmbito, afirmando que a valorização do património cultural se assume “como um dos pilares do processo de Desenvolvimento Sustentável que preconizamos para Arcos de Valdevez”, destacou a reabilitação de monumentos nacionais, como “o Paço de Giela e o CIB/Igreja do Espirito Santo”; a criação das Oficinas de Criatividade Himalaya, “que hoje já pertence à rede nacional de centros de Ciência Viva; a reabilitação da Casa/Castelo de Sistelo e do Centro Etnográfico de Soajo; a criação do Centro Interpretativo Arqueológico Mezio-Gião; a “reabilitação dos dois fortins do extremo do séc. XVII” e a “criação do Espaço Valdevez, o qual está em fase de conclusão.”

Deu nota também dos incentivos que o Município tem dado ao nível da reabilitação de privados, da promoção de procedimentos para a classificação nacional de património no concelho, “como a paisagem Cultural de Sistelo/Monumento Nacional”, estando também o Município a aguardar decisão sobre o “processo de classificação do santuário de Nossa Senhora da Peneda.”

Por fim, afirmou que a Câmara Municipal irá “continuar a investir na valorização do património cultural, motivando e envolvendo todos os arcuenses e visitantes”, assim como irá continuar a “pugnar junto do Governo para que haja um reforço efetivo dos meios financeiros necessários para a reabilitação e valorização de património cultural”.

O Congresso Casa Nobre teve como objetivo central atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas, bem como colocar Arcos de Valdevez como centro assumido de estudo e valorização deste importante património histórico.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.