O Município de Arcos de Valdevez realizou o 6ª Congresso Internacional subordinado à temática da Casa Nobre: Um Património para o Futuro, dando desta forma seguimento a um projeto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.
A edição deste ano contou com 4 palestras, e 2 mesas redondas, apresentação de 2 livros, uma sessão de cinema e 66 comunicações provenientes de diversos investigadores nacionais e estrangeiro, bem como com cerca de 200 pessoas inscritas.
O Presidente da Câmara Municipal referiu que este Congresso se “insere num conjunto vasto de iniciativas de valorização do património cultural construído que o Município tem estado a dinamizar, com o propósito de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos e da identidade local; valorizar e reabilitar o património e o espaço urbano; promover o turismo e o desenvolvimento socioeconómico da região”.
Neste âmbito, afirmando que a valorização do património cultural se assume “como um dos pilares do processo de Desenvolvimento Sustentável que preconizamos para Arcos de Valdevez”, destacou a reabilitação de monumentos nacionais, como “o Paço de Giela e o CIB/Igreja do Espirito Santo”; a criação das Oficinas de Criatividade Himalaya, “que hoje já pertence à rede nacional de centros de Ciência Viva; a reabilitação da Casa/Castelo de Sistelo e do Centro Etnográfico de Soajo; a criação do Centro Interpretativo Arqueológico Mezio-Gião; a “reabilitação dos dois fortins do extremo do séc. XVII” e a “criação do Espaço Valdevez, o qual está em fase de conclusão.”
Deu nota também dos incentivos que o Município tem dado ao nível da reabilitação de privados, da promoção de procedimentos para a classificação nacional de património no concelho, “como a paisagem Cultural de Sistelo/Monumento Nacional”, estando também o Município a aguardar decisão sobre o “processo de classificação do santuário de Nossa Senhora da Peneda.”
Por fim, afirmou que a Câmara Municipal irá “continuar a investir na valorização do património cultural, motivando e envolvendo todos os arcuenses e visitantes”, assim como irá continuar a “pugnar junto do Governo para que haja um reforço efetivo dos meios financeiros necessários para a reabilitação e valorização de património cultural”.
O Congresso Casa Nobre teve como objetivo central atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas, bem como colocar Arcos de Valdevez como centro assumido de estudo e valorização deste importante património histórico.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.