Logo
Regional

Arcos de Valdevez recebeu duas centenas de participantes em Congresso Internacional

25 Novembro, 2022 | 18:07
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Arcos de Valdevez realizou o 6ª Congresso Internacional subordinado à temática da Casa Nobre: Um Património para o Futuro, dando desta forma seguimento a um projeto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.

A edição deste ano contou com 4 palestras, e 2 mesas redondas, apresentação de 2 livros, uma sessão de cinema e 66 comunicações provenientes de diversos investigadores nacionais e estrangeiro, bem como com cerca de 200 pessoas inscritas.

O Presidente da Câmara Municipal referiu que este Congresso se “insere num conjunto vasto de iniciativas de valorização do património cultural construído que o Município tem estado a dinamizar, com o propósito de reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos e da identidade local; valorizar e reabilitar o património e o espaço urbano; promover o turismo e o desenvolvimento socioeconómico da região”.

Neste âmbito, afirmando que a valorização do património cultural se assume “como um dos pilares do processo de Desenvolvimento Sustentável que preconizamos para Arcos de Valdevez”, destacou a reabilitação de monumentos nacionais, como “o Paço de Giela e o CIB/Igreja do Espirito Santo”; a criação das Oficinas de Criatividade Himalaya, “que hoje já pertence à rede nacional de centros de Ciência Viva; a reabilitação da Casa/Castelo de Sistelo e do Centro Etnográfico de Soajo; a criação do Centro Interpretativo Arqueológico Mezio-Gião; a “reabilitação dos dois fortins do extremo do séc. XVII” e a “criação do Espaço Valdevez, o qual está em fase de conclusão.”

Deu nota também dos incentivos que o Município tem dado ao nível da reabilitação de privados, da promoção de procedimentos para a classificação nacional de património no concelho, “como a paisagem Cultural de Sistelo/Monumento Nacional”, estando também o Município a aguardar decisão sobre o “processo de classificação do santuário de Nossa Senhora da Peneda.”

Por fim, afirmou que a Câmara Municipal irá “continuar a investir na valorização do património cultural, motivando e envolvendo todos os arcuenses e visitantes”, assim como irá continuar a “pugnar junto do Governo para que haja um reforço efetivo dos meios financeiros necessários para a reabilitação e valorização de património cultural”.

O Congresso Casa Nobre teve como objetivo central atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas, bem como colocar Arcos de Valdevez como centro assumido de estudo e valorização deste importante património histórico.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.