A freguesia de Rio de Moinhos, de Arcos de Valdevez, vai ser a anfitriã do XVII Encontro Nacional de Rio de Moinhos de Portugal. O evento acontece já este fim de semana, nos dias 1 e 2 de julho e junta representantes das várias freguesias com este nome espalhadas pelo país.
Assim, além da anfitriã vão estar representadas neste evento as freguesias de Rio de Moinhos dos concelhos de Abrantes, Aljustrel, Borba, Penafiel e Sátão. Segundo a autarquia de Arcos de Valdevez o evento pretende “criar e aprofundar laços afetivos entre as populações destas localidades”.
A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos será pela 3ª vez a anfitriã deste evento que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. No total, “são esperadas mais de 1000 pessoas, nomeadamente, das outras cinco freguesias Rio de Moinhos”, confidenciou ainda a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
A abertura oficial do encontro, em Rio de Moinhos, está agendada para as 12h00 deste sábado, 1 de julho e conta com a atuação, entre os exemplos, de bandas de música, grupos corais, ranchos folclóricos e rusgas das várias freguesias Rio de Moinhos.
Pode conhecer aqui a programação na íntegra:


Este encontro acontece desde 2004, sendo este, uma oportunidade de convívio, reencontro e partilha das pessoas destas regiões de Portugal.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.