A freguesia de Rio de Moinhos, de Arcos de Valdevez, vai ser a anfitriã do XVII Encontro Nacional de Rio de Moinhos de Portugal. O evento acontece já este fim de semana, nos dias 1 e 2 de julho e junta representantes das várias freguesias com este nome espalhadas pelo país.
Assim, além da anfitriã vão estar representadas neste evento as freguesias de Rio de Moinhos dos concelhos de Abrantes, Aljustrel, Borba, Penafiel e Sátão. Segundo a autarquia de Arcos de Valdevez o evento pretende “criar e aprofundar laços afetivos entre as populações destas localidades”.
A Junta de Freguesia de Rio de Moinhos será pela 3ª vez a anfitriã deste evento que conta também com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. No total, “são esperadas mais de 1000 pessoas, nomeadamente, das outras cinco freguesias Rio de Moinhos”, confidenciou ainda a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
A abertura oficial do encontro, em Rio de Moinhos, está agendada para as 12h00 deste sábado, 1 de julho e conta com a atuação, entre os exemplos, de bandas de música, grupos corais, ranchos folclóricos e rusgas das várias freguesias Rio de Moinhos.
Pode conhecer aqui a programação na íntegra:


Este encontro acontece desde 2004, sendo este, uma oportunidade de convívio, reencontro e partilha das pessoas destas regiões de Portugal.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.