O Município de Arcos de Valdevez realizará nos próximos dias 10 a 12 de Novembro o 6ª Congresso Internacional subordinado à temática da Casa Nobre: Um Património para o Futuro, dando desta forma seguimento a um projecto consolidado de estudo da memória, arquivo, heráldica, genealogia, defesa e valorização do património construído, turismo e desenvolvimento regional, entre outros, num evento único nas suas características e assumidamente um dos fóruns principais de reflexão, estudo e debate sobre estas temáticas ao nível nacional e internacional.
Atrair e divulgar a investigação de qualidade em torno destes temas e problemáticas é o objetivo central desta iniciativa, bem como colocar Arcos de Valdevez como centro assumido de estudo e valorização deste importante património histórico.
A edição deste ano conta com 4 palestras e 66 comunicações provenientes de diversos investigadores nacionais e estrangeiros, com uma participação significativa do Brasil e Espanha, que se debruçam sobre vários temas de estudo e análise deste património histórico. No global, entre intervenientes e inscritos/assistentes, o Congresso contará com cerca de duas centenas de participantes.
As palestras serão proferidas por Marcello Simonetta (Arquivo Medici, Itália), Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora), Agustín Santana (Universidade La Laguna, Tenerife) e Mercedes Unzu e Jesús Leache (Pamplona, Navarra), todas conectadas com as quatro áreas temáticas em que se desenvolve o Congresso: Memória Histórica: História da Família, Genealogia e Heráldica; Património: Estudos, Defesa e Valorização; Arquivos e documentação familiares; Turismo e Desenvolvimento Regional.
O Congresso conta ainda no seu programa com umas duas mesas redondas subordinadas aos temas “Projeto Vinculum: entre História, arquivística e património” e “A Casa Nobre pela voz dos seus proprietários”, bem como uma sessão de cinema, com exibição do filme “A Coleção Invisível” do brasileiro Bernard Attal, a apresentação de dois livros da coleção “Casas Armoriadas do concelho dos Arcos de Valdevez” e a entrega do 2º Prémio D. Fernando José de Mascarenhas- Marquês de Fronteira, instituído pelo Município arcuense.

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.