Um Jantar Vínico, promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, decorreu no Hotel Cotto do Gato, em Grovelas, com o propósito de celebrar a excelência dos vinhos e produtores da região, aliados à gastronomia de excelência.
A iniciativa, que juntou produtores de vinho da casta loureiro de Ponte da Barca e o setor da restauração, insere-se no âmbito do projeto “Loureiro do Vale do Lima – uma casta, o vale inteiro”, que tem como objetivo alavancar o Vale do Lima como destino enoturístico de excelência, bem como de promover os produtores e os seus vinhos.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, salientou “a importância crescente dos Vinhos Verdes na economia do concelho e da região, destacando a relevância de eventos como este para a expansão do enoturismo, sustentada numa oferta cada vez mais qualificada”.
O autarca destacou ainda “a aposta na afirmação da casta Loureiro, consubstanciada numa estratégia de promoção territorial forte, coesa e inovadora, defendida em concertação pelos Municípios do Vale do Lima”.
Num concelho fortemente ligado às tradições vitivinícolas, o autarca deixou ainda uma palavra de destaque aos produtores da Casta Loureiro de Ponte da Barca, e um agradecimento em geral aos vitivinicultores do concelho, “pela entrega na valorização dos nossos produtos e pelo contributo que dão na dinamização da economia local”

Num ambiente intimista, o evento começou com um Welcome Drink Loureiro no qual os produtores locais – Encostas do Vade; PAR.TI.LHA; Reserva de Sócios – Adega Cooperativa de Ponte da Barca; Terras de Vade e Crasto ; CYPRIANO – Vinhas de Cypriano -, fizeram a apresentação do seu vinho/quinta, seguida do jantar degustativo em harmonização com o néctar da casta Loureiro, protagonista deste certame.

Além do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e do Vereador e Vereadoras Municipais, José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira, marcaram ainda presença o representante dos Presidentes de Junta, José Carlos Silva, representantes dos restantes municípios integrados no projeto “Loureiro Vale do Lima”, designadamente, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a representante da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes, o Embaixador de Ponte da Barca no projeto “Loureiro Vale do Lima”, Jaime Ferreri, representantes de vários estabelecimentos de restauração local, a Rainha das Vindimas, Ana Luísa Almeida, entre outros convidados.
Entre provas, brindes e conversas, e porque eventos vínicos e gastronómicos merecem ser acompanhadas pela melhor música, João Santos – Sonus Sax acompanhou a sessão ao som do saxofone.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.