Um Jantar Vínico, promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, decorreu no Hotel Cotto do Gato, em Grovelas, com o propósito de celebrar a excelência dos vinhos e produtores da região, aliados à gastronomia de excelência.
A iniciativa, que juntou produtores de vinho da casta loureiro de Ponte da Barca e o setor da restauração, insere-se no âmbito do projeto “Loureiro do Vale do Lima – uma casta, o vale inteiro”, que tem como objetivo alavancar o Vale do Lima como destino enoturístico de excelência, bem como de promover os produtores e os seus vinhos.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, salientou “a importância crescente dos Vinhos Verdes na economia do concelho e da região, destacando a relevância de eventos como este para a expansão do enoturismo, sustentada numa oferta cada vez mais qualificada”.
O autarca destacou ainda “a aposta na afirmação da casta Loureiro, consubstanciada numa estratégia de promoção territorial forte, coesa e inovadora, defendida em concertação pelos Municípios do Vale do Lima”.
Num concelho fortemente ligado às tradições vitivinícolas, o autarca deixou ainda uma palavra de destaque aos produtores da Casta Loureiro de Ponte da Barca, e um agradecimento em geral aos vitivinicultores do concelho, “pela entrega na valorização dos nossos produtos e pelo contributo que dão na dinamização da economia local”

Num ambiente intimista, o evento começou com um Welcome Drink Loureiro no qual os produtores locais – Encostas do Vade; PAR.TI.LHA; Reserva de Sócios – Adega Cooperativa de Ponte da Barca; Terras de Vade e Crasto ; CYPRIANO – Vinhas de Cypriano -, fizeram a apresentação do seu vinho/quinta, seguida do jantar degustativo em harmonização com o néctar da casta Loureiro, protagonista deste certame.

Além do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e do Vereador e Vereadoras Municipais, José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira, marcaram ainda presença o representante dos Presidentes de Junta, José Carlos Silva, representantes dos restantes municípios integrados no projeto “Loureiro Vale do Lima”, designadamente, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a representante da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes, o Embaixador de Ponte da Barca no projeto “Loureiro Vale do Lima”, Jaime Ferreri, representantes de vários estabelecimentos de restauração local, a Rainha das Vindimas, Ana Luísa Almeida, entre outros convidados.
Entre provas, brindes e conversas, e porque eventos vínicos e gastronómicos merecem ser acompanhadas pela melhor música, João Santos – Sonus Sax acompanhou a sessão ao som do saxofone.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.
O Município de Ponte de Lima volta a destacar a tradição e a qualidade dos seus produtos locais com a realização do Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota, que decorre entre os dias 21 e 23 de novembro, integrado no programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”.