Um Jantar Vínico, promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, decorreu no Hotel Cotto do Gato, em Grovelas, com o propósito de celebrar a excelência dos vinhos e produtores da região, aliados à gastronomia de excelência.
A iniciativa, que juntou produtores de vinho da casta loureiro de Ponte da Barca e o setor da restauração, insere-se no âmbito do projeto “Loureiro do Vale do Lima – uma casta, o vale inteiro”, que tem como objetivo alavancar o Vale do Lima como destino enoturístico de excelência, bem como de promover os produtores e os seus vinhos.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, salientou “a importância crescente dos Vinhos Verdes na economia do concelho e da região, destacando a relevância de eventos como este para a expansão do enoturismo, sustentada numa oferta cada vez mais qualificada”.
O autarca destacou ainda “a aposta na afirmação da casta Loureiro, consubstanciada numa estratégia de promoção territorial forte, coesa e inovadora, defendida em concertação pelos Municípios do Vale do Lima”.
Num concelho fortemente ligado às tradições vitivinícolas, o autarca deixou ainda uma palavra de destaque aos produtores da Casta Loureiro de Ponte da Barca, e um agradecimento em geral aos vitivinicultores do concelho, “pela entrega na valorização dos nossos produtos e pelo contributo que dão na dinamização da economia local”
Num ambiente intimista, o evento começou com um Welcome Drink Loureiro no qual os produtores locais – Encostas do Vade; PAR.TI.LHA; Reserva de Sócios – Adega Cooperativa de Ponte da Barca; Terras de Vade e Crasto ; CYPRIANO – Vinhas de Cypriano -, fizeram a apresentação do seu vinho/quinta, seguida do jantar degustativo em harmonização com o néctar da casta Loureiro, protagonista deste certame.
Além do Presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, e do Vereador e Vereadoras Municipais, José Alfredo Oliveira, Rosa Maria Arezes e Diana Sequeira, marcaram ainda presença o representante dos Presidentes de Junta, José Carlos Silva, representantes dos restantes municípios integrados no projeto “Loureiro Vale do Lima”, designadamente, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo, a representante da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes, o Embaixador de Ponte da Barca no projeto “Loureiro Vale do Lima”, Jaime Ferreri, representantes de vários estabelecimentos de restauração local, a Rainha das Vindimas, Ana Luísa Almeida, entre outros convidados.
Entre provas, brindes e conversas, e porque eventos vínicos e gastronómicos merecem ser acompanhadas pela melhor música, João Santos – Sonus Sax acompanhou a sessão ao som do saxofone.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.