Logo
Regional

Arcos de Valdevez promove curso de Astronomia

23 Janeiro, 2023 | 10:31
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No âmbito do programa de atividades do Parque de Observação de Estrelas, a Porta do Mezio, certificada como "Starlight Stellar Park, irá realizar um curso de astronomia, no dia 18 de fevereiro, nas instalações da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez.

Este curso é direcionado para o público em geral, as inscrições são obrigatórias e os interessados devem se inscrever através do 258 510 100 ou www.portadomezio.com

Curso de Astronomia – Introdução à Observação de Estrelas

Data: 18 de fevereiro 

Local: Porta do Mezio, Arcos de Valdevez

Destinatários: Publico geral 

Preço: 20€/participante

Inscrições até 16 de fevereiro

Programa:

9:30 – 12h30

Introdução à Astronomia: definições e conceitos básicos; estrelas e o seu ciclo de vida; sistema solar; astronomia vs astrologia; princípios de mecânica celeste; constelações; mapas e cartas celestes: leitura e interpretação;

12:30 Pausa para Almoçar

14:30 – 18h30

Observação a olho nu: fisiologia, técnicas de observação, objetos observáveis; mapas, software e outras ferramentas; introdução aos instrumentos de observação do céu noturno (telescópios e binóculos);

19:00 Pausa para Jantar

20:00 – 23:00 

Aula prática de Astronomia e observação de astros: visita guiada às estrelas, identificação de estrelas e constelações; princípios de navegação usando as estrelas; mecânica celeste; lendas e contos contados pelas constelações; 

Introdução à observação de estrelas usando binóculos e telescópios; manuseamento de instrumentos de observação; aula prática de Astronomia e observação de astros. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Janeiro, 2026

Benfica perde em Turim e fica com a tarefa complicada na Liga dos Campeões

O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.

Desporto 21 Janeiro, 2026

AFVC promove primeira reunião de Direção descentralizada em Viana do Castelo

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Depressão Ingrid traz chuva, neve, vento e forte agitação marítima a Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.

Internacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo leva o turismo à FITUR 2026 em Madrid

Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.

Cultura 21 Janeiro, 2026

Teatro Mochos no Telhado estreia em Paredes de Coura peça sobre imigração e fronteiras

A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.

Nacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe campanha “Viaje Sem Pressa” contra o excesso de velocidade

A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.

Regional 21 Janeiro, 2026

Dia da Cidade: Luís Nobre exige mudança urgente no financiamento das autarquias

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.