O Município de Arcos de Valdevez, em articulação com o Agrupamento de Escolas, os Bombeiros Voluntários e a GNR, promoveu ações de sensibilização de segurança contra incêndios na Escola Básica Prof. António de Melo Machado, na Escola Básica Prof. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim e na Escola Básica Padre Himalaya, em Távora Sta. Maria.
Segundo a autarquia, “foi com grande satisfação que a comunidade escolar participou nestas ações, realizadas com o intuito de alertar a comunidade escolar para a segurança e as medidas de autoproteção dos edifícios em situação de incêndios”.
Nestes exercícios foram definidas medidas de controlo e dado conhecimento dos riscos, meios, recursos e atitudes para situações especiais de emergência. Estes exercícios também servem para treinar, rotinar e avaliar o comportamento das pessoas que integram as equipas de intervenção, para que num cenário real, se possa lidar melhor com as situações de emergência.
“Os simulacros decorreram dentro da normalidade, revelando uma boa capacidade de resposta para situações de emergência que possam ocorrer e tendo sido, mais uma vez, um processo de melhoria e aprendizagem”, destacou ainda o Município.

Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Três pessoas foram retiradas preventivamente de uma habitação na freguesia de Nogueira, em Ponte da Barca, na sequência de um segundo deslizamento de terras registado esta terça-feira, confirmou a Proteção Civil.
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.