A Iniciativa vai debater novas tecnologias de prevenção ao combate aos fogos e à reabilitação de áreas ardidas num contexto de mudança climática e de risco. Alto Minho FIRECAMP 2023 vai decorrer de 9 a 10 de fevereiro nos Arcos de Valdevez.
Nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, o Alto Minho acolhe mais uma edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais – “Alto Minho FIRECAMP 2023”, um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que colocará em destaque o uso das novas tecnologias na prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios.
Realizado desde 2013, o “Alto Minho FIRECAMP” é hoje reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática da gestão de riscos, constituindo um espaço de debate de excelência e de intercâmbio de conhecimentos e técnicas. À semelhança das suas predecessoras, esta 5ª edição, comemorativa dos 10 anos desta iniciativa no Alto Minho, é dirigida aos responsáveis operacionais das diversas unidades de combate e prevenção e técnicos e responsáveis políticos de diversos países, sendo que, do ponto de vista temático, nesta edição, o destaque será dado ao fenómeno das alterações climáticas e à governança do risco.
A edição deste ano, que decorrerá no concelho de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes, seguirá o formato das edições anteriores, sendo constituída por dois dias dedicados ao que de melhor se faz em matéria de investigação, de prevenção e de combate/gestão dos incêndios, através de um programa de elevado valor técnico que contará com a participação de vários oradores de diferentes nacionalidades e internacionalmente conceituados nos diversos domínios. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do auditório da Casa das Artes.
O “Alto Minho FIRECAMP 2023” é uma atividade do projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, cujo desenvolvimento por parte da CIM Alto Minho conta com o apoio do PO SEUR.
Programa: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023/programa
Inscrições: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.