A Iniciativa vai debater novas tecnologias de prevenção ao combate aos fogos e à reabilitação de áreas ardidas num contexto de mudança climática e de risco. Alto Minho FIRECAMP 2023 vai decorrer de 9 a 10 de fevereiro nos Arcos de Valdevez.
Nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, o Alto Minho acolhe mais uma edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais – “Alto Minho FIRECAMP 2023”, um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que colocará em destaque o uso das novas tecnologias na prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios.
Realizado desde 2013, o “Alto Minho FIRECAMP” é hoje reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática da gestão de riscos, constituindo um espaço de debate de excelência e de intercâmbio de conhecimentos e técnicas. À semelhança das suas predecessoras, esta 5ª edição, comemorativa dos 10 anos desta iniciativa no Alto Minho, é dirigida aos responsáveis operacionais das diversas unidades de combate e prevenção e técnicos e responsáveis políticos de diversos países, sendo que, do ponto de vista temático, nesta edição, o destaque será dado ao fenómeno das alterações climáticas e à governança do risco.
A edição deste ano, que decorrerá no concelho de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes, seguirá o formato das edições anteriores, sendo constituída por dois dias dedicados ao que de melhor se faz em matéria de investigação, de prevenção e de combate/gestão dos incêndios, através de um programa de elevado valor técnico que contará com a participação de vários oradores de diferentes nacionalidades e internacionalmente conceituados nos diversos domínios. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do auditório da Casa das Artes.
O “Alto Minho FIRECAMP 2023” é uma atividade do projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, cujo desenvolvimento por parte da CIM Alto Minho conta com o apoio do PO SEUR.
Programa: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023/programa
Inscrições: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.