A Iniciativa vai debater novas tecnologias de prevenção ao combate aos fogos e à reabilitação de áreas ardidas num contexto de mudança climática e de risco. Alto Minho FIRECAMP 2023 vai decorrer de 9 a 10 de fevereiro nos Arcos de Valdevez.
Nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, o Alto Minho acolhe mais uma edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais – “Alto Minho FIRECAMP 2023”, um evento bienal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), que colocará em destaque o uso das novas tecnologias na prevenção do risco, na gestão de incêndios e na reabilitação das áreas percorridas por incêndios.
Realizado desde 2013, o “Alto Minho FIRECAMP” é hoje reconhecido como um dos maiores eventos nacionais dedicado ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática da gestão de riscos, constituindo um espaço de debate de excelência e de intercâmbio de conhecimentos e técnicas. À semelhança das suas predecessoras, esta 5ª edição, comemorativa dos 10 anos desta iniciativa no Alto Minho, é dirigida aos responsáveis operacionais das diversas unidades de combate e prevenção e técnicos e responsáveis políticos de diversos países, sendo que, do ponto de vista temático, nesta edição, o destaque será dado ao fenómeno das alterações climáticas e à governança do risco.
A edição deste ano, que decorrerá no concelho de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes, seguirá o formato das edições anteriores, sendo constituída por dois dias dedicados ao que de melhor se faz em matéria de investigação, de prevenção e de combate/gestão dos incêndios, através de um programa de elevado valor técnico que contará com a participação de vários oradores de diferentes nacionalidades e internacionalmente conceituados nos diversos domínios. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação do auditório da Casa das Artes.
O “Alto Minho FIRECAMP 2023” é uma atividade do projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, cujo desenvolvimento por parte da CIM Alto Minho conta com o apoio do PO SEUR.
Programa: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023/programa
Inscrições: https://altominhofirecamp.wixsite.com/2023
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.