Logo
Regional

Arcos de Valdevez pede reforço de medidas para travar acidentes mortais no IC28

12 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse ter pedido à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço de medidas para travar os acidentes mortais no itinerário complementar 28 (IC28).

O último acidente, uma colisão, ocorreu no domingo, naquela via rápida que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca e causou a morte a uma mulher de 27 anos e deixou uma menina de 8 anos gravemente ferida.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da intervenção do vereador do PS, João Braga Simões, na reunião camarária de hoje, João Manuel Esteves disse que, a pedido da câmara “já foram feitas algumas intervenções naquela via, mas que, depois último acidente mortal, voltou a insistir junto da IP para a tomada de mais medidas.

Na intervenção na reunião camarária, o vereador do PS salientou a “sucessão de acidentes graves e fatais que têm afetado o IC28”.

“As breves reparações e instalação de pinos novos em alguns troços daquela via, infelizmente, não resolveram o problema”, lê-se num comunicado enviado pelo vereador à agência Lusa.

Em resposta, o autarca disse já ter sido solicitada ” novamente uma verificação pela IP, no sentido de continuar a melhorar as condições de segurança rodoviária, com a colocação de outros meios de controlo do tráfego”.

Segundo João Manuel Esteves, a via já foi alto de “um conjunto de intervenções e a ocorrência do último domingo relembra que é preciso continuar a reforçar as condições de segurança de segurança”.

“O executivo municipal chama a atenção para a necessidade de continuar a melhorar a estrada”.

A Lusa contactou a IP, mas ainda não obteve resposta.

No comunicado, o vereador socialista afirmou ser “tempo de solicitar à Infraestruturas de Portugal que coloque radares de controlo de velocidade nos troços mais perigosos e, naqueles em que for viável, colocar separador central”.

“Esta via é estruturante para a região, mas não pode continuar a ser um cemitério para os alto-minhotos”, sublinhou.

Para João Braga Simões, “o problema” da via “não está resolvido e são necessárias medidas” e “se é verdade que não é possível colocar separador central devido à largura da via e se a maior parte dos acidentes resulta ou são dramaticamente agravados pelo excesso de velocidade, resta uma possibilidade de instalação de radares de controlo de velocidade”.

“O Alto Minho vê sistematicamente vidas dos seus conterrâneos ceifadas por acidentes nesta estrada. Acumulamos cifras de morte que ultrapassam o razoável e, as medidas tomadas até agora pouco fizeram para diminuir a frequência das tragédias”, sustentou.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.