Logo
Regional

Arcos de Valdevez pede reforço de medidas para travar acidentes mortais no IC28

12 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse ter pedido à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço de medidas para travar os acidentes mortais no itinerário complementar 28 (IC28).

O último acidente, uma colisão, ocorreu no domingo, naquela via rápida que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca e causou a morte a uma mulher de 27 anos e deixou uma menina de 8 anos gravemente ferida.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da intervenção do vereador do PS, João Braga Simões, na reunião camarária de hoje, João Manuel Esteves disse que, a pedido da câmara “já foram feitas algumas intervenções naquela via, mas que, depois último acidente mortal, voltou a insistir junto da IP para a tomada de mais medidas.

Na intervenção na reunião camarária, o vereador do PS salientou a “sucessão de acidentes graves e fatais que têm afetado o IC28”.

“As breves reparações e instalação de pinos novos em alguns troços daquela via, infelizmente, não resolveram o problema”, lê-se num comunicado enviado pelo vereador à agência Lusa.

Em resposta, o autarca disse já ter sido solicitada ” novamente uma verificação pela IP, no sentido de continuar a melhorar as condições de segurança rodoviária, com a colocação de outros meios de controlo do tráfego”.

Segundo João Manuel Esteves, a via já foi alto de “um conjunto de intervenções e a ocorrência do último domingo relembra que é preciso continuar a reforçar as condições de segurança de segurança”.

“O executivo municipal chama a atenção para a necessidade de continuar a melhorar a estrada”.

A Lusa contactou a IP, mas ainda não obteve resposta.

No comunicado, o vereador socialista afirmou ser “tempo de solicitar à Infraestruturas de Portugal que coloque radares de controlo de velocidade nos troços mais perigosos e, naqueles em que for viável, colocar separador central”.

“Esta via é estruturante para a região, mas não pode continuar a ser um cemitério para os alto-minhotos”, sublinhou.

Para João Braga Simões, “o problema” da via “não está resolvido e são necessárias medidas” e “se é verdade que não é possível colocar separador central devido à largura da via e se a maior parte dos acidentes resulta ou são dramaticamente agravados pelo excesso de velocidade, resta uma possibilidade de instalação de radares de controlo de velocidade”.

“O Alto Minho vê sistematicamente vidas dos seus conterrâneos ceifadas por acidentes nesta estrada. Acumulamos cifras de morte que ultrapassam o razoável e, as medidas tomadas até agora pouco fizeram para diminuir a frequência das tragédias”, sustentou.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Cotrim de Figueiredo marca presença na São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.