A obra lançada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez "Ecoparque do Vez - Requalificação das margens do Rio Vez" está a decorrer a "bom ritmo". De acordo com a autarquia, a intervenção criará um espaço de fruição capaz de albergar eventos culturais como concertos, feiras ou mesmo um festival.
Este espaço está a ser desenvolvido na margem direita do Rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário. “A intervenção tem lugar numa área com 7600 m2 e tem como principal objetivo a integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez – a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”, explicou o Município de Arcos de Valdevez.

A intervenção criará um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos de exterior para eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, com um percurso pela copa das árvores, junto às margens do Rio Vez. “Através desta empreitada dá-se continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, criam-se mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia”, completou o Município.

Esta obra pertence à Operação “NORTE-04-2316-FEDER-000352” |Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico – 3º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez)”, cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE2020 – Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental e com um investimento elegível de 1.315.744,31 euros e comparticipação comunitária de 1.002.410,25 euros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.